Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mônica Bergamo

monica.bergamo@grupofolha.com.br

Goela abaixo

A iniciativa do prefeito Gilberto Kassab (PSD-SP) de ceder terreno para o Memorial da Democracia de Lula desce como espinho na garganta de tucanos. E de quem já tinha lançado ideia igual: o Museu da Democracia. "Foi uma coisa baixa, rasteira", diz Osvaldo Martins, presidente da Fundação Mario Covas, autora do projeto. "Kassab bajula o Lula para se aliar ao PT nas eleições."

ESPELHO

Martins, que foi assessor de Covas, diz que, há um ano, procurou o prefeito pedindo espaço para o Museu da Democracia. Recebeu OK. "Sugeri um lugar lá na cracolândia. Mas não encontramos acolhida. E agora ele [Kassab] vem com essa!" O prefeito não se manifestou.

QUESTÃO DE GOSTO

O Museu da Democracia será instalado em Higienópolis. "E será apartidário", diz ele, que critica o memorial do Instituto Lula: "Quem bajula ditadores mundo afora não tem autoridade para tratar de democracia".

DE TODOS

Paulo Okamoto, presidente do Instituto Lula, diz que "há memoriais da democracia no mundo todo, não temos a pretensão da exclusividade. É bom que haja outras iniciativas". Afirma que "essa luta não foi feita só pelo Lula, evidentemente. Há várias opiniões e convicções. Não queremos mudar nenhuma delas".

AVE, CÉSAR

A exposição "Roma - A Vida e os Imperadores", que tem curadoria de Guido Clemente, foi inaugurada, anteontem, no Masp. A escritora Lygia Fagundes Telles, o ator Cacá Carvalho e a poetisa Francesca Cricelli foram ao vernissage.

Doce Balanço

Chris Parente

Adriana Birolli é a capa da "Boa Forma". A atriz, que chegou a ser professora de forró na adolescência, lamenta ter que deixar as aulas de tango de lado por causa das gravações de "Fina Estampa". Para compensar, ela faz caminhadas na praia e pedala no Rio. Marco Antonio de Biaggi fez seu penteado para o ensaio da revista.

GARFO E FACA

E Lula conseguiu até agora resistir ao uso de uma sonda para se alimentar. O aparelho é usado em pacientes que tratam câncer de garganta com radioterapia e que sentem dor na hora de comer. O ex-presidente, apesar das dificuldades, tem conseguido ingerir as calorias necessárias sem auxílio.

OVERDOSE DE CASTRO

Dilma Rousseff se despedia de Raúl Castro em Cuba quando ele aconselhou que ela descansasse da agenda puxada -a presidente se encontrou também com Fidel. Dilma respondeu que ainda iria ao bairro turístico de Havana Vieja. Raúl disse: "Isso, vá relaxar mesmo, porque aguentar dois Castros no mesmo dia não é fácil".

MUDANÇA

O vice-presidente sênior de distribuição para a América Latina da Paramount, Jorge Peregrino, deixa hoje o cargo na distribuidora. "A empresa decidiu mudar os escritórios regionais para Los Angeles e eu não vou deixar o Brasil." Ele continua como presidente do Sindicato dos Distribuidores do Rio.

VITROLA

Tom Zé, 75, começa a gravar novo disco em março, em um estúdio dentro de seu apartamento, no bairro de Perdizes. O músico carioca Kassin será o produtor. A ideia é juntar um time de cantores da nova geração em participações especiais.

ESTOY AQUI

Carlinhos Brown convidou Shakira para participar de seu novo CD, "Mixturação". O cantor e compositor enviou a música "Ave Maria Social" para a colombiana ouvir. Se ela aceitar, deverá gravar no próximo mês.

AR BAIANO

A cantora Mariana de Moraes, neta de Vinicius, passará duas semanas na pousada de Guilherme Arantes, na Bahia. No local, onde também funciona um estúdio, ela gravará seu novo CD.

CONEXÃO JUAZEIRO

O ator João Miguel desembarca em Juazeiro para fazer uma participação especial no filme "Gonzaga - De Pai para Filho", de Breno Silveira, sobre Luiz Gonzaga e Gonzaguinha. Da Bahia, embarca para o Festival de Berlim, onde será exibido "Xingu", em que interpreta um dos irmãos Villas Bôas.

Curto-Circuito

Tsuyoshi Murakami apresenta novo menu do restaurante Kinoshita, hoje, na Vila Nova Conceição.

A festa pernambucana Sem Loção abre nova temporada paulistana hoje, na rua 13 de maio. 18 anos.

O Vegas abriga hoje a festa Discotexxx. Classificação: 18 anos.

ME CHAMA DE GATÃO

O brasileiro Alex Menck, 41, vive há 11 anos em Los Angeles, onde trabalha como produtor musical. Ele, que nunca havia feito um comercial, foi chamado para ser o professor de português de Jennifer Lopez na nova propaganda da Brahma. "Achei engraçado e topei na hora", diz. No vídeo, ele ensina a cantora a falar popozuda e periguete. A americana desembarca no Rio no Carnaval, para o camarote da cervejaria. A coluna conversou com Menck por telefone:

-

Folha - Qual palavra ela teve mais dificuldade em falar?

Alex Menck - Ah, foi Marquês de Sapucaí. Ela se enrolou toda. E periguete. No final ela me perguntou: "O que é isso que você falou?".

E você respondeu o quê?

Descrevi a aparência. Falei que são mulheres que usam roupas apertadas, que ficam quase seminuas. Ela riu.

Ela foi simpática?

Muito. Gente finíssima, superprofissional. Eu pedi pra ela falar "gatão" e ela repetiu várias vezes. Só queria ouvir ela dizer isso pra mim (risos).

E ela perguntou algo sobre o Carnaval no Brasil?

Quis saber se vai poder dançar na avenida. Falou que quer muito dançar.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.