Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica Terror

Tosco e sensacionalista, filme choca com doses de veracidade

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

Desde o sucesso de "A Bruxa de Blair", em 1999, o subgênero de "found footage" (filmes de terror que se passam por documentários e incluem cenas supostamente reais) tem triunfado nas bilheterias. Não é à toa que a série "Atividade Paranormal" vai para o quarto filme.

"Filha do Mal" é mais um nessa longa lista. Produzido por US$ 1 milhão, rendeu quase US$ 53 milhões nos Estados Unidos em menos de um mês (pode esperar que venham aí "A Neta do Mal", "A Bisneta do Mal"...).

O lado bom dessa história -talvez o único- é mostrar que plateias modernas, acostumadas a efeitos especiais milionários, podem lotar um cinema para ver um filme B propositalmente tosco.

"Filha do Mal" parece uma mistura de "A Bruxa de Blair" com "O Exorcista". Conta a história de Isabella (Fernanda Andrade), que vai a Roma com um documentarista -todos esses filmes têm um documentarista- descobrir o que aconteceu com sua mãe, internada num hospício depois de matar três pessoas.

Para dar um pouco de "veracidade", o filme usa supostas gravações de chamadas policiais, cenas de arquivo e até uma contorcionista, para simular os efeitos da possessão demoníaca.

Isabella descobre que sua mãe não está possuída apenas por um demônio, mas por um time de basquete inteiro.

O filme é o que a crítica Pauline Kael (1919-2001) costumava chamar de "boo movie" ("filme bu", piada com filme B): uma sucessão de cenas em que o monstro surge do nada e choca o público.

Pelo menos "Filha do Mal" é ousado. O filme abre com um dos truques mais e sensacionalistas desde o advento do cinema: um aviso que diz que "o Vaticano não apoiou e não ajudou a produção desse filme". Só faltava Bento 16 fazer uma ponta.

FILHA DO MAL

DIREÇÃO William Brent Bell

PRODUÇÃO EUA/2012

COM Fernanda Andrade, Simon Quarterman

ONDE nos cines Metro Itaquera, Jardim Sul UCI e circuito

CLASSIFICAÇÃO 14 anos

AVALIAÇÃO ruim

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.