Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel das Letras

FABIO VICTOR fabio.victor@grupofolha.com.br

Errata

José Mário Pereira, da Topbooks, aponta erros em "A História das Constituições Brasileiras", do historiador Marco Antonio Villa, editado pela Leya. A historiadora Lêda Boechat Rodrigues não está morta, como diz o livro; a obra dela sobre o STF tem quatro volumes, e não três, todos publicados pela Civilização Brasileira, nenhum pela Zahar. Villa diz que trata-se de "erros secundários, que serão corrigidos numa edição ampliada, graças ao sucesso do livro". Pereira ouriçou-se com a Leya depois de a casa reeditar "História da Literatura Ocidental", de Otto Maria Carpeaux -graças à ajuda do Senado, que cedeu os arquivos de editoração e o projeto gráfico de sua edição-, atropelando aquela que a Topbooks prepara da mesma série.

Intervalo

André Conti vai deixar parte das tarefas de editor sênior da Companhia das Letras para concluir um romance -"que tem a ver com a Segunda Guerra" e conta por ora com 80 páginas de que gosta. Abandona a edição do selo Penguin-Companhia e de autores como Jonathan Franzen e Thomas Pynchon, mas se mantém à frente do selo Quadrinhos na Cia. Embora mais distante do cotidiano da empresa, ganhará a função de prospectar novos autores nacionais e continua a participar das reuniões semanais do Departamento Editorial. Suas funções no Penguin-Companhia serão divididas entre Leandro Sarmatz (ficção) e Otávio Marques da Costa (não ficção), ambos editores sênior recém-promovidos.

ALÁ É GRANDE

Confeccionado pelo calígrafo afegão Mohammed Sabir Khedri, "o maior Corão do mundo" -2,28 m x 1,55 m e 500 kg- é exibido em Cabul

A volta de Francisco J. C. Dantas

A Alfaguara acertou a contratação de um inédito de Francisco J. C. Dantas. Primeiro romance do escritor sergipano desde 1997, "Caderno de Ruminações" deve ser publicado em maio. No segundo semestre, sai a reedição de um dos mais elogiados trabalhos do autor, "Os Desvalidos" (1993, Companhia das Letras), fora de catálogo. Não há previsão quanto à reedição de "Coivara da Memória" (1991, Estação Liberdade).

Abecedário clássico

Depois do "ABC de Ariano Suassuna" (Bráulio Tavares, 2007), a José Olympio lançou o de José Cândido de Carvalho (Cláudia Mendes Nina) e solta em março os de Rachel de Queiroz (Lilian Fontes) e José Lins do Rego (Bernardo Buarque de Hollanda). Os perfis de clássicos nacionais por meio das letras do alfabeto terão mais adiante edições com Ferreira Gullar, por Mànya Millen, e Campos de Carvalho, por Cassiano Elek Machado.

Façanha A edição americana de "Homens de um Livro Só - O Fundamentalismo no Islã, no Cristianismo e no Pensamento Moderno" (Nova Era/Record), do brasileiro Mateus Soares de Azevedo, ganhou o "USA Best Books Awards" de 2011 na categoria religião comparada. "Men of a Single Book" saiu nos EUA pela World Wisdom.

Raio Após acertar com a Planeta a publicação no Brasil de algumas de suas séries, a americana Amanda Hocking, fenômeno de autopublicação na internet, fechou com a Novo Século para lançar aqui "My Blood Aproves" e a série "Fate".

Multiformato Uma festa na Lapa (Rio), na terça, celebra as estreias do projeto MOTOR: "Dentro Doida", de Carol Pimentel, "Sutilezas" de Vera Rocha, e os coletivos "SE7E [cruz]" e "Tertúlia". Cria da Ímã Editorial, o MOTOR promete publicar esses e outros títulos em formatos digital e físico.

Trocando em miúdos Coube à pequena Lina Varella Conti, 12, a tradução do francês de "As Descobertas de Gaspar e Lisa", da Cosac Naify. A tradutora mirim supervisionou a edição dos quatro livros da série.

LEIA MAIS EM http://www.folha.com/paineldasletras

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.