Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção Folha apresenta fotos do Brasil rural

Quarto volume traz importantes imagens tiradas entre os séculos 19 e 20 no interior do país

Se hoje em dia cerca de 85% da população do país vive nas cidades, durante a maior parte de sua história o Brasil foi um país predominantemente rural.

Ao longo dos séculos, a ocupação do território -ligada aos ciclos da cana, mineração, café, borracha etc.- levou grandes contingentes de trabalhadores para longe da costa e resultou em diferentes modos de vida.

Vaqueiros, agricultores, mineradores e fazendeiros são os destaques do quarto volume da Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil, "O Brasil Rural: A Ocupação do Território", que chega às bancas no próximo domingo, dia 12.

Com fotografias tiradas entre a segunda metade do século 19 e meados do século 20, o livro é divido em três partes temáticas: "Trabalho", "Edificações" e "Vida".

Cada uma delas reúne imagens tiradas por importantes fotógrafos, como Pierre Verger (1902-1996), Vicenzo Pastore (1865-1918), Marc Ferrez (1843-1823) e Hildegard Rosenthal (1913-1990).

A Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil, dedicada a apresentar algumas das fotografias mais importantes feitas no país entre 1840 e 1960, traz 20 volumes organizados de forma temática.

A série, que procura mostrar grandes acontecimentos e cenas do cotidiano, é um registro ilustrado da história do país -uma história da sociedade, do cotidiano, da economia e da política contada por intermédio da fotografia.

As cerca de 900 imagens que compõem a coleção fazem parte dos principais acervos do país, como o Instituto Moreira Salles (apoiador da coleção), a Fundação Pierre Verger e o Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.