Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Filme sobre Maria Antonieta abre festival de Berlim

"Les Adieux à la Reine", de Benoît Jacquot, traz rotina de monarca decapitada pelo ponto de vista de criada

Longa abre mão de fidelidade histórica ao apelar para erotismo e insinuar atração de rainha por duquesa

THIAGO STIVALETTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM BERLIM

Os últimos dias da monarquia francesa do ponto de vista de uma criada. Fiel à sua tradição política, o 62º Festival de Berlim começou ontem remontando à Revolução Francesa.

"Les Adieux à la Reine" (adeus à rainha, em francês), do veterano francês Benoît Jacquot, narra os últimos dias da rainha Maria Antonieta (Diane Kruger) em Versalhes, em 1789, antes de sua decapitação.

Os eventos são mostrados a partir da rotina de Sidonie (Léa Seydoux), uma criada fictícia que lê livros para a soberana. O filme é adaptado do romance da francesa Chantal Thomas.

Há cinco anos, Sofia Coppola criou polêmica em Cannes contando os últimos dias de Antonieta. Goste-se ou não de Sofia, é uma diretora que busca criar um universo próprio; Jacquot, não.

Em "Les Adieux à la Reine", ele se contenta em criar um bom thriller, com uma tensão crescente conforme se aproxima o final trágico da rainha e de toda a corte.

SEM FIDELIDADE

E abre mão da fidelidade histórica apelando a um componente erótico -uma suposta atração da rainha por sua melhor amiga, a duquesa Gabrielle de Polignac (Virginie Ledoyen).

Ao final, ainda envereda para a crítica social: a rainha intima a criada Sidonie a ajudar na fuga dos nobres do Palácio de Versalhes e disfarçar-se como a duquesa, arriscando o pescoço.

Um drama histórico eficiente, de vocação comercial, mas que parece estranho à competição pelo Urso de Ouro no festival.

Com atuações naturalistas, "Les Adieux à la Reine" falha ao enfrentar um problema do cinema atual, sobre como fazer um filme de época com câmeras digitais, que implicam economia de produção mas também perda da atmosfera criada pela película de 35 mm.

Mas Jacquot não lamenta. "O discurso entre os meus colegas é o de lamentar o fim da película, mas acho que o digital veio para melhor", diz.

"Querer o 35 mm hoje é como ainda querer andar a cavalo quando todo mundo anda de carro. Você até pode preferir o cavalo, mas não pode querer que o resto do mundo também prefira", comparou o diretor.

Na coletiva de imprensa, não faltou quem quisesse associar a Revolução Francesa do filme à Primavera Árabe, que derrubou ditadores há décadas no poder e é tema de vários filmes programados no festival.

O diretor não negou o paralelo. "Acho que o fim de todos os reinos se parece. É como um naufrágio muito rápido, uma situação de pânico. As pessoas chegam a um ponto em que não conseguem agir de outra forma."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.