Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel das Letras

RAQUEL COZER raquel.cozer@grupofolha.com.br

Spiegelman no Brasil

O cartunista Art Spiegelman, que completa 64 anos na próxima quarta, aceitou o convite para participar do 4º Congresso Internacional de Jornalismo Cultural, que acontece de 28 a 31 de maio no Tuca, em São Paulo, promovido pela revista "Cult". O autor da HQ biográfica "Maus" (Companhia das Letras), vencedor de um Pulitzer em 1992, é chamado com frequência para eventos no Brasil, mas é a primeira vez que diz um "sim" desde que cancelou a vinda à Flip de 2007, por problemas familiares. A condição agora foi vir acompanhado da mulher -com quem esteve no Rio nos anos 90, segundo disse à Folha em 2009. Entre os outros convidados ao congresso, estão os franceses David Kessler, editor da revista "Les Inrockuptibles", e o escritor Frederic Martel.

Menos livros por ano

O número de livros lidos pelo brasileiro por ano é mais baixo do que mostrou a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2007 pelo Instituto Pró-Livro (IPL), associação privada composta por entidades do livro.

Na ocasião, a média de livros lidos por ano era de 1,3 (sem contar os escolares) e 4,7 (incluindo os escolares). É certo que os dois índices tiveram decréscimo na nova pesquisa, cujos números só serão divulgados em 28 de março.

Procurado, o IPL informou apenas que há "surpresas boas e ruins". O Ibope Inteligência entrevistou 5.012 pessoas em 315 municípios. A margem de erro é de 1,4%.

BANKSY

A Intrínseca acaba de comprar os direitos de "Wall and Piece", com textos e imagens de obras (foto) do grafiteiro e ativista político britânico. O título, de 2005, ficou por anos nas listas de mais vendidos no Reino Unido. Aqui deve sair neste ano

Livrarias universitárias no centro

Em março, a editora Unesp inicia obra para triplicar sua livraria, na praça da Sé. O estacionamento do prédio será desativado para que a loja passe de 120 m2 a 350 m2. O projeto é de Fernando Brandão, arquiteto da Livraria Cultura, e a reinauguração está prevista para agosto, celebrando os 25 anos da editora.

A Edusp, que completa 50 anos, também planeja uma livraria na região. Será a segunda loja da editora fora dos campi da USP. A primeira, prevista para este ano, será no MAC Ibirapuera.

Quartel O centro receberá em breve uma livraria Argumento, que hoje só tem duas unidades no Rio. Marcus Gasparian, sócio da loja e da editora Paz e Terra, decidiu reabrir a livraria em São Paulo por esperar bons resultados da ação policial na cracolândia. O prédio da editora, cujo térreo sediará a loja, fica na rua do Triunfo, "quartel general dos noias".

Fim de caso A Record deixa no fim do mês a loja exclusiva da Livraria Cultura que ocupa há dois anos no Conjunto Nacional, na avenida Paulista. Segundo a editora, o projeto "não se mostrou positivo" para nenhuma das partes e a Cultura precisava "rentabilizar o espaço". A livraria não é proprietária, e sim locatária, das lojas que ocupa no Conjunto Nacional.

Unesco Criador do Agentes de Leitura, uma das mais bem-sucedidas ações de formação de leitores do MinC, Fabiano dos Santos Piúba deixa a Diretoria de Livro, Leitura e Literatura. Assume a subdireção de Leitura, Escrita e Bibliotecas do Cerlalc, tornando-se o primeiro brasileiro numa direção do órgão da Unesco para fomento à leitura na América Latina.

Wilma, cheguei No primeiro filme pornô nacional, um homem gemia com a voz de Fred Flintstone. Marthus Mathias, dublador do personagem, entrou em estúdio nas cenas em que o ator Andrev Soler aparecia. A história está em "Coisas Eróticas", livro de Denise Godinho e Hugo Moura sobre o filme homônimo de 1981, previsto para março pela Panda Books.

LEIA MAIS EM http://www.folha.com/abibliotecaderaquel

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.