Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"O Artista" lidera "Oscar britânico" com 12 indicações

Vencedores são anunciados em cerimônia hoje à noite; "Senna" disputa 3 categorias

DE SÃO PAULO

Os nove títulos que disputam a categoria de melhor filme no Oscar, a ser anunciado no próximo dia 26, tentam ganhar mais visibilidade com outras premiações.

Após as cerimônias dos sindicatos dos atores, diretores e roteiristas, hoje à noite é a vez do Bafta, principal distinção britânica.

Favorito para abocanhar as principais estatuetas americanas, "O Artista", de Michel Hazanavicius, lidera as indicações no Reino Unido. São 12 ao todo, entre melhor filme, diretor, ator e atriz (Jean Dujardin e Bérénice Bejo).

Dois esquecidos pelo Oscar surgem na lista da Academia Britânica de Cinema. "Drive", com Ryan Gosling, concorre a melhor filme, direção (Nicolas Winding

Refn), atriz coadjuvante (Carey Mulligan) e montagem. Já "Precisamos Falar sobre o Kevin" disputa direção (Lynne Ramsay), atriz (Tilda Swinton) e melhor filme britânico.

"Senna", sobre o piloto brasileiro de Fórmula 1, leva um pouco de brasilidade à premiação. Dirigido por Asif Kapadia, está indicado a melhor documentário, filme britânico e montagem.

Em língua estrangeira concorrem "A Pele que Habito", do espanhol Pedro Almodóvar, "A Separação", do iraniano Asghar Farhadi, "Incêndios", do canadense Denis Villeneuve, "Pina", do alemão Wim Wenders, e "Potiche - Esposa Troféu", do francês François Ozon.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.