Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cópia será exibida em março no Louvre ao lado da original

DO ENVIADO A MADRI

Depois de ficar exposta nas próximas três semanas na capital espanhola, a cópia da "Mona Lisa" seguirá para o Louvre, em Paris, no fim do mês que vem, onde será exibida ao lado do quadro original de Leonardo Da Vinci.

Juntas, as telas terão destaque numa mostra em que o museu parisiense pretende apresentar a versão restaurada de "Virgem e o Menino com Santa Ana", tela considerada a segunda mais importante do mestre italiano, depois de sua Gioconda.

Mas, enquanto no Museu do Prado, em Madri, o restauro da cópia parece ter sido um sucesso, o processo de reparos da "Virgem e o Menino" abalou a cúpula do Louvre, levando à saída da chefe de conservação e do diretor de pintura do museu.

Eles renunciaram a seus cargos por discordar da forma como o restauro vinha sendo conduzido. Segundo eles, técnicos aceleraram demais o processo, pondo em risco as qualidades da técnica de sfumato de Da Vinci.

Segundo Ségolène Bergeon Langle, ex-chefe de restauro do Louvre, a tentativa de recuperar a intensidade do brilho do quadro acabaria destruindo as delicadas camadas transparentes de tinta usadas pelo mestre para construir seus efeitos de luz.

É por esse mesmo motivo que a "Mona Lisa" não foi restaurada ainda, mesmo com camadas de verniz oxidado que tornam amarelada a composição e dão aspecto de mais velha à Gioconda.

Enquanto isso, a cópia do Prado mostra uma mulher jovial e radiante, pós-restauro. Lado a lado em Paris, as duas telas passarão por novos estudos, que devem revelar mais detalhes sobre a técnica de Da Vinci.

(SM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.