Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Único filme de Antunes Filho trata da questão racial no Brasil

"Compasso de Espera" é exibido pela primeira vez na TV

MARCOS GRINSPUM FERRAZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em meio a uma carreira intensa de quase 60 anos no teatro brasileiro, o renomado encenador Antunes Filho encontrou espaço para uma breve inserção no mundo cinematográfico.

O resultado, o longa "Compasso de Espera" (1969-1973), não é menos impactante do que as peças do dramaturgo, mas é certamente menos conhecido. O filme terá sua primeira exibição na televisão amanhã, às 23h, no Sesc TV.

Em plena ditadura militar, Antunes Filho expõe de forma contundente o racismo existente no Brasil, demonstrando a fragilidade da ideia de que vivemos em uma democracia racial harmoniosa.

Como protagonista, o poeta negro Jorge de Oliveira (Zózimo Bulbul) -de origem pobre, mas apadrinhado por um poderoso homem branco- se vê encurralado e confuso em sua situação aparentemente ambígua.

Ao mesmo tempo em que se envolve com mulheres brancas e se integra ao ambiente das elites intelectuais, apanha na praia por causa de sua cor; ao mesmo tempo em que se engaja por igualdade racial, é acusado por amigos e familiares de ser conformista e integracionista.

Seja no teatro ou no cinema, Antunes Filho não busca soluções fáceis.

NA TV

Compasso de Espera
Exibição na TV
QUANDO amanhã, 23h, no Sesc TV
CLASSIFICAÇÃO 16 anos

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.