Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Televisão - Outro Canal

KEILA JIMENEZ keila.jimenez@grupofolha.com.br / folha.com/outrocanal

Ancine enfrenta manifesto contra reality shows em cotas

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) enfrenta mais uma resistência à lei 12.485/ 2011, que muda as regras da TV por assinatura no país.

Desta vez, é um abaixo-assinado, com o apoio de várias produtoras independentes e pessoas ligadas ao audiovisual, que questiona o termo "espaço qualificado", referente à instrução normativa da lei, em consulta pública até o dia 3 de março.

O manifesto pretende evitar que programas como reality shows sejam considerados programação qualificada e, com isso, consigam entrar em canais pagos que precisam cumprir as cotas de produção nacional que são estabelecidas pela nova lei.

O texto do abaixo-assinado diz que é hora de ter coragem e permitir um julgamento de valor do que é melhor para a televisão brasileira.

E que documentários, animações e ficção seguem sem espaço na TV, portanto não é justo que reality shows, que estão amplamente presentes na programação, ganhem mais um espaço onde serão privilegiados.

Segundo a Ancine, na instrução normativa da nova lei de TV paga, o conceito de conteúdo qualificado comporta vários gêneros e formatos e visa promover a competitividade e sustentabilidade da produção audiovisual brasileira. Isso inclui a produção de reality shows.

Julio & Gina

Infantil Depois de "Peixonauta", a TV Pinguim está produzindo a animação "Gemini 8", uma série de 52 episódios, de 11 minutos cada um, voltada para crianças com idades entre seis e dez anos. A série está sendo negociada com o Cartoon Network.

Promoção A Globosat pretende disponibilizar seu novo canal infantil sem custo adicional para as operadoras de TV paga. O Gloob entrará na Net em maio, de graça, assim como foi com o Sportv 3 e o Off.

Musical A Globo trocou o nome da próxima novela das 19h. Sai "Marias do Lar", entra "Cheias de Charme". O folhetim estreia em abril.

Remake Cláudia Jimenez foi convidada a integrar o elenco da nova versão de "Gabriela" (Globo).

Volta "Gabriela" já tem sucessora: "Vale Abraão" deve ser a próxima macrossérie da Globo. O folhetim, que será escrito por Manoel Carlos, entrará no ar em 2013, na faixa das 23h.

Volta 2 A história principal de "Vale Abraão" gira em torno de Ema, uma mulher de beleza extrema que leva os homens à loucura. Há uma vontade grande entre alguns diretores na Globo de trazer Ana Paula Arósio de volta ao canal, justamente para viver Ema.

Volta 3 Para tanto, seria necessário convencer a atriz que é amiga de Manoel Carlos- e outros dirigentes da Globo, que se revoltaram contra ela em 2011, em sua saída repentina de "Fina Estampa". Ana Paula foi suspensa e, depois, dispensada do casting fixo da emissora.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.