Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Miriam Leitão narra história de desaparecido durante a ditadura

Especial aborda sumiço de Rubens Paiva, político preso em 1971

MATHEUS MAGENTA
DE SÃO PAULO

Em janeiro de 1971, o ex-deputado Rubens Paiva, cujo mandato cassado pela ditadura militar (1964-85), foi preso em sua casa no Rio por agentes dos órgãos de segurança. Foi a última vez que sua família o viu.

O fato é tema de "Uma História Inacabada", especial apresentado pela jornalista Miriam Leitão que vai ao ar hoje na Globo News. Paiva é um dos 183 desaparecidos na ditadura identificados pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.

A ideia do programa surgiu em dezembro passado, após a criação da Comissão da Verdade, grupo governamental que investigará e narrará violações a direitos humanos entre 1946 e 1988.

"Era um bom gancho para não deixar os desaparecidos como entes abstratos. Foram pessoas de carne e osso, que pertenceram às suas famílias e nunca mais foram encontradas", afirma a jornalista.

Foram entrevistados familiares, testemunhas, militares e autoridades da época e atuais, como a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos).

"Há relatos muito precisos sobre a tortura que ele sofreu na prisão", diz Leitão.

NA TV
Uma História Inacabada
Especial sobre Rubens Paiva
QUANDO hoje, 21h05, Globo News
CLASSIFICAÇÃO livre

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.