Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel das Letras

RAQUEL COZER raquel.cozer@grupofolha.com.br

Destino da Nova Aguilar

Um impasse entre a Nova Fronteira e o editor Sebastião Lacerda torna incerto o destino do selo Nova Aguilar, cujos títulos a Nova Fronteira publica desde 2007. Naquele ano, as duas partes realizaram um acordo com opção de compra e venda após três anos, e o editor foi integrado à equipe da empresa, onde permaneceu até 2010.
Segundo fontes ouvidas pela coluna, após sanear dívidas da Nova Aguilar, a Nova Fronteira fez uma proposta de compra a Lacerda, que ele julgou "irrisória". Em dezembro, Lacerda recebeu da Nova Fronteira notificação de desistência da compra. Mas a Nova Fronteira afirma que detém todo o conteúdo da Nova Aguilar. E que lança em maio a obra adulta de Ana Maria Machado, seguida de mais três títulos neste ano. Informa que está na "etapa final de valoração e aquisição do selo", o que Lacerda nega. Ele diz que até junho volta a administrar a editora.

INFANTIL
Em "Felizes Quase Sempre" (34), Antonio Prata e Laerte descrevem personagens entediados com a vida nos contos de fadas. O lançamento, no dia 17, em SP, terá concurso de fantasia, com Prata e Laerte a caráter

Estreia de plataforma

A importante plataforma de periódicos científicos SciELO (Scientific Electronic Library Online) ganha, no final deste mês, uma versão brasileira só com livros em PDF. A SciELO Books vem sendo trabalhada há três anos pelas editoras Unesp, Fiocruz e UFBA e terá lançamento no dia 30, no Instituto de Artes da Unesp.
O catálogo inicial conterá cerca de 400 títulos gratuitos das três editoras, mas a proposta é ampliá-lo para outras editoras e outros países da América Latina. Para isso, o projeto terá uma demonstração durante a 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá, que acontece no fim de abril.

Candido, o patrono

Escolhido como patrono da 7ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas, o sempre requisitado Antonio Candido, 93, informou que não se sente capaz de enfrentar a estrada até sua cidade natal, mas aceitou uma alternativa.
O crítico literário confirmou presença no evento de lançamento que a Flipoços realiza nesta terça, às 15h, na Câmara Brasileira do Livro (CBL), em São Paulo.
Candido já tinha recebido uma placa da Flipoços em sua homenagem em dezembro, quando gravou um vídeo que será apresentado dia 28 de abril, na abertura da feira. Ela será devolvida aos organizadores para que agora, na CBL, eles possam entregá-la novamente, em público.

FOTOGRAFIA
"Brasília", primeiro livro de fotografias do diplomata João Almino, romancista premiado por suas histórias situadas na capital federal, teve aprovada a captação de R$ 267 mil via incentivo fiscal. Sairá com texto de Ana Miranda pela Barléu, editora de livros de arte sempre patrocinados por meio da Lei Rouanet. Almino faz desde 1974 "fotografias sem pressa, sem um objetivo claro"

Hospedagem Para editores que participaram, ontem pela manhã, na CBL, do encontro com organizadores da Feira do Livro de Bogotá, a única novidade é boa para o bolso. Os colombianos oferecerão hospedagem de três dias na cidade para os editores brasileiros participantes.

Rin Tin Tin Com estreia prevista para este ano, a pequena casa carioca Valentina garantiu os direitos de "Rin Tin Tin - The Life and Legend", de Susan Orlean, biografia do cachorro mais popular do século passado.

Entretenimento Lançado no fim de 2011, o livro de Orlean entrou na rabeira da lista do "New York Times" de cem títulos notáveis do ano. Ficou em 93º. E dará o tom de "entretenimento" buscado pelo diretor editorial Rafael Gordkorn, que começou a carreira em 1983, como estagiário de Ênio Silveira na Civilização Brasileira.

Teatro Está prevista para abril a edição que a Balão Editorial prepara de "Do Jeito que Você Gosta", peça de Shakespeare que há anos não era editada no Brasil.

Elevador A tradução da história de Rosalinda, jovem no centro de uma disputa de poder, é a que os atores da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico fizeram para sua montagem, indicada no ano passado ao prêmio Shell.

LEIA MAIS EM http://www.folha.com/abibliotecaderaquel

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.