Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'1922 - A Semana que Não Terminou' é lançado hoje

Livro de Marcos Augusto Gonçalves revê Semana de Arte Moderna, que faz 90 anos

DE SÃO PAULO

O livro "1922 - A Semana que Não Terminou" (Companhia das Letras), de Marcos Augusto Gonçalves, editorialista e repórter da Folha, será lançado hoje, às 19h, no Conjunto Nacional.

Haverá sessão de autógrafos com o autor. O evento é gratuito e aberto ao público.

A obra, fruto de três anos de pesquisas, cobre o período que vai da virada do século a 1923 e mostra que o modernismo no Brasil começou antes da Semana de Arte Moderna de 1922 -que completa 90 anos em 2012.

Para medir a importância do movimento artístico, Gonçalves entrevistou intelectuais, como Antonio Candido, recuperou momentos-chave e traçou perfis de seus criadores com detalhes.

O volume apresenta o cotidiano da elite intelectual e artística da época, que incluía encontros promovidos por Oswald de Andrade (1890-1954).

Realizada no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 e 17 de fevereiro, a Semana guarda algumas curiosidades reveladas pelo autor. Foi a primeira vez, por exemplo, que uma plateia paulista ouviu a música de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Além disso, artistas foram convidados às pressas para completar a programação.

1922 - A SEMANA QUE NÃO TERMINOU
QUANDO hoje, às 19h
ONDE Companhia das Letras (av. Paulista, 2073, tel. 0/xx/11/3170-4033)
QUANTO grátis

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.