Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Televisão

Após perder protagonista, 'Spartacus' estreia 2º ano

Criador afirma que pensou em encerrar série após morte de Andy Whitfield

Temporada explora a sede de vingança do protagonista contra quem se divertia com o sofrimento de gladiador

VITOR MORENO
DE SÃO PAULO

O seriado "Spartacus" enfrentou um desafio digno do ex-gladiador que virou líder dos rebeldes na Roma Antiga: perdeu nada menos que o ator que interpretava o personagem-título.

Com a morte do ator Andy Whitfield (1971-2011), vítima de um câncer no sistema linfático, a produção, que já havia tido um hiato de um ano, ficou por um fio.

"Tivemos muitas conversas a respeito de se a série deveria continuar", revelou o criador, Steven S. DeKnight, durante bate-papo, por telefone, com a imprensa internacional, do qual a Folha participou.

"Andy queria que nós continuássemos e nos deu a sua bênção para escolher outro ator para o papel", contou.

"Para mim, esse foi o fator decisivo para continuar. De certa forma, é honrar a memória dele."

Para viver o personagem mítico, foi escolhido o australiano Liam McIntyre, que passou cerca de quatro meses fazendo testes -e ganhando massa muscular para parecer um gladiador- até saber que ficaria com o papel.

"O peso da responsabilidade é enorme, mas foi amenizado pelo fato de que o Andy falou comigo [antes de morrer] e me encorajou a fazer o meu melhor", garantiu o ator.

"Eu não tentei imitar a voz e os gestos dele porque me sentiria como uma máquina fazendo uma fotocópia", afirmou McIntyre.

VINGANÇA

O mote da nova temporada -oficialmente a segunda, embora, durante o hiato, tenha sido lançada uma minitemporada de seis episódios com história anterior à chegada de Spartacus- é a vingança.

O ex-gladiador agora lidera as tropas de escravos fugidos e quer dar o troco nos romanos que se divertiam com as lutas sangrentas travadas à força. Enquanto isso, Glaber (Craig Parker) é enviado para capturá-lo.

"Mostramos ao longo da trama que essa vontade desenfreada de se vingar vai colocar Spartacus em problemas", afirma DeKnight.

Além das cenas de luta, cuja estilização é assumidamente inspirada no filme "300", de Zack Snyder, há uma considerável quantidade de cenas de sexo e nudez.

"Tudo é feito de uma forma muito clínica, mesmo que pareça sensual para quem está vendo", garante a atriz Viva Bianca, uma das que mais aparece sem roupa em cena.

"Aposto que todo mundo que faz o seriado prefere gravar as cenas de ação porque elas são divertidas, enquanto ficar pelado no set de filmagem com 20 outros profissionais é meio esquisito", concorda McIntyre.

NA TV
Spartacus: Vengeance
Estreia da segunda temporada
QUANDO hoje, às 22h, no canal Globosat HD
CLASSIFICAÇÃO não informada

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.