Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel das Letras

RAQUEL COZER raquel.cozer@grupofolha.com.br

Drummond na escola

Os eventos em torno de Carlos Drummond de Andrade iniciados hoje são só parte dos planos da Companhia das Letras para divulgar os primeiros livros do autor na casa. Em 18 de abril, a editora inicia em São Paulo uma extensa capacitação de professores da rede pública. Trata-se do projeto "A Literatura Poética de Vinicius e Drummond", que teve aprovação para captar R$ 933 mil via Lei Rouanet. Patrocinado pelo Itaú BBA, passará por dez Estados, atenderá a 2.000 professores e incluirá concursos culturais entre alunos.
Em 2008, projeto similar sobre Jorge Amado captou R$ 530 mil, com apoio da Volkswagen. A proposta educacional foi central na decisão dos herdeiros de Amado e Drummond de migrar da Record para a Companhia as obras dos autores, que vendem bem para escolas.

Democracia no Fronteiras

Dois nomes confirmados para o Fronteiras do Pensamento, de abril a outubro, em São Paulo, trarão à tona o debate sobre a democracia.
Um deles é o búlgaro Tzvetan Todorov, autor de "A Literatura em Perigo" (Difel). A Companhia das Letras prevê para agosto "Os Inimigos Íntimos da Democracia", no qual o filósofo e linguista vê ameaças intrínsecas ao sistema.
Outro é Mohamed El Baradei. O Nobel da Paz de 2005, autor de "A Era da Ilusão" (Leya, 2010), era favorito na corrida presidencial do Egito até retirar a candidatura, em janeiro, sob o argumento de que o "regime anterior" ainda governa o país.
A programação completa sai nesta segunda.

DIÁRIO

Ao contrário de Anne Frank, a judia Helga Weiss sobreviveu para terminar o diário que começou antes de ser enviada, aos 11 anos, para os campos de concentração de Terezin e Auschwitz, de onde saiu aos 15. Hoje com 82, mãe de dois e avó de três, a autora lança "Helga's Diary" em julho. Por aqui, deve sair em agosto pela Intrínseca

LeYa no Rio

A LeYa Brasil abrirá um pequeno escritório no Rio para a portuguesa Maria João Costa, 35, que assume o cargo de editora executiva, somando-se aos três editores executivos que atuam em São Paulo.
Por ora, ela fica na capital paulista, onde desembarcou nesta semana. A meta será descobrir autores, captar tendências e criar projetos editoriais, com foco na não ficção.
Maria João é reconhecida por projetos bem-sucedidos como o Livros d'Hoje, selo do braço português da LeYa, pelo qual publicou nomes como António Feio -autor de "Aproveitem a Vida", livro português mais vendido de 2010- e Laurentino Gomes.

Intercâmbio O escritor Joca Reiners Terron faz para a Rocco a curadoria da coleção La Otra Língua, só com autores ibero-americanos, como Mario Levrero, César Aira e Horacio Moya. Tradução e apresentação ficarão a cargo de autores brasileiros.

Mussolini... O mais recente livro do francês Pierre Milza, "Os Últimos Dias de Mussolini" (2010), focado nos três dias que antecederam a execução do Duce, está previsto para 2013 pela Zahar.

...decepado Sai na íntegra, com cerca de 300 páginas, confirma a editora. Outro livro do autor sobre o tema, "Mussolini", saiu pela Nova Fronteira com dez capítulos faltando, como informou a "Ilustrada" no último sábado.

Bodas de prata... Criada em 1987 por Jaime Pinsky, com foco na área acadêmica, a Contexto celebra 25 anos com debates na Livraria Cultura, a partir de 2 de abril. O primeiro, sobre jornalismo, terá Carlos Eduardo Lins da Silva, Milton Jung, Milton Leite e Pollyana Ferrari.

...e de porcelana Já a 34, que faz 20 anos em maio, fechou contrato para publicar três livros de Deleuze -autor, com Félix Guattari, do primeiro título da editora, "O que É a Filosofia?". Os novos serão "Spinoza e o Problema da Expressão" (1968), inédito no Brasil, "Cinema 1: A Imagem-Movimento" (1983) e "Cinema 2: A Imagem-Tempo" (85).

PNLL A escritora e linguista Lucília Garcez será a nova secretária executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). O poeta Affonso Romano de Sant'Anna foi um dos que recusaram o convite.

LEIA MAIS EM http://www.folha.com/paineldasletras

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.