Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cidades brasileiras são destaque da Coleção Folha

Livro traz, neste domingo, imagens de cartões-postais dos séculos 19 e 20

Fotos históricas do nono volume registram memórias urbanas e reforçam a ideia de um Brasil multicultural

DE SÃO PAULO

Cartões-postais podem servir tanto para estreitar laços afetivos como para documentar a história de um país.

Seja na imagem do Rio ainda bucólico ou no registro de um dirigível sobrevoando os céus de Porto Alegre nos anos 1930, a memória urbana do Brasil está registrada também nos postais que circulam por aqui desde o século 19.

As fotos do nono volume da Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil mostram a pluralidade das cidades locais.

As mais conhecidas no exterior são tão diferentes entre si que reforçam a noção vigente de que o país é um caldeirão multicultural.

A obra está dividida em cinco seções temáticas, que contemplam a diversidade regional do país ("Região Sudeste", "Região Sul", "Região Nordeste", "Região Centro-Oeste" e "Região Norte").

Alternam-se nas páginas registros de grandes nomes da fotografia como Guilherme Gaensly (1843-1928) e Marc Ferrez (1843-1923).

A coleção, dedicada a apresentar algumas das fotografias mais importantes realizadas no país entre 1840 e 1960, tem 20 volumes. O resultado da compilação de grandes acontecimentos e cenas comezinhas se configura como uma história ilustrada do país, uma narrativa do cotidiano através da fotografia.

As cenas foram captadas por fotógrafos que entraram para a história como testemunhas oculares e protagonistas da consolidação da técnica como arte no Brasil.

O conjunto de cerca de 900 imagens da coleção é oriundo dos principais acervos do país, como o do Instituto Moreira Salles (apoiador da coleção), o do Arquivo Público do Estado de São Paulo e o da Fundação Pierre Verger.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.