Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Televisão

Reality tenta humanizar esporte tido como violento

Globo estreia amanhã atração com lutadores de MMA (artes marciais mistas)

Canal usará programa para atrair público para transmissões de UFC, principal competição da modalidade

MATHEUS MAGENTA
DE SÃO PAULO

Após tirar da RedeTV! os direitos de transmissão do UFC, a principal competição de MMA (sigla em inglês para artes marciais mistas) do mundo, a Globo agora investe na "humanização" dos lutadores para atrair mais espectadores.

Para isso, a emissora estreia amanhã, por volta da meia-noite, "The Ultimate Fighter", reality no qual os espectadores acompanham o dia a dia de treinamentos de lutadores em busca de títulos e contratos com o UFC.

Os 13 episódios serão exibidos pela Globo aos domingos, com boletins às quintas e aos sábados. Haverá exibição também no canal fechado Multishow, às terças, às 21h30, e às quartas, às 18h.

"O lutador é uma pessoa como outra qualquer. É importante que os espectadores vejam que ali há pessoas que trabalham. Na rua, tem gente que tem medo de mim, mas eu não mordo", disse o lutador Wanderlei Silva, que treinará parte dos participantes.

Para Vitor Belfort, que também será treinador, o programa desmistificará o esporte.

"Nós vamos mostrar o respeito que a gente tem um pelo outro, além de toda a determinação, disciplina e garra."

Já na estreia, os 32 participantes iniciais lutarão entre si para definir os 16 que permanecerão na casa do Rio de Janeiro onde estão confinados. Eles só podem deixar o isolamento para frequentar um centro de treinamento.

O formato se assemelha ao do "Big Brother Brasil", no qual os participantes também cozinham e limpam o local, mas as eliminações no paredão aqui ocorrem no octógono (ringue de MMA). Há representantes de 15 Estados.

Lançado nos EUA em 2005, o formato é exportado para outro país pela primeira vez.

VIOLÊNCIA

O MMA é criticado por ser considerado extremamente violento. Entre as ressalvas estão as lesões sofridas pelos lutadores durante os embates, que misturam artes marciais como jiu-jítsu, muay thai, judô, kung fu e boxe.

Em dezembro passado, o brasileiro Rodrigo Minotauro quebrou o braço e teve de passar por cirurgia para colocar 16 pinos metálicos.

Proibido em países como a França, o MMA também sofre resistência no Brasil.

Um projeto de lei de autoria do deputado federal José Mentor (PT-SP) tenta proibir a transmissão das competições no país por causa das "lutas agressivas e brutais". O texto ainda está em tramitação na Câmara.

NA TV
The Ultimate Fighter
Estreia de reality
QUANDO amanhã, por volta das 23h59, na Globo
CLASSIFICAÇÃO não informada

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.