Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Internets

RONALDO LEMOS
ronaldolemos09@gmail.com

Gentileza na internet gera inovação

Há uma nova onda de serviços da rede decolando nos EUA. Eles permitem "alugar" bens ultrapessoais para desconhecidos: a própria casa, o carro, ou o tempo livre.

São inovações mais sociais do que tecnológicas, mudanças de modo de vida impulsionadas pela tecnologia.

Um exemplo disso é o Getaround.com. Não vai usar o carro no fim de semana? Entre no site e avise que ele está disponível.

O site mapeia pessoas que estão por perto e mostra o anúncio a elas. Qualquer um pode virar "locadora" e fazer dinheiro com o carro parado.

O mesmo vale para sites como Airbnb e Couchsurfing. Eles transformam a sua casa em hotel. Ou o TaskRabbit.com, criado para comprar e vender tempo livre.

Lá dá para contratar pequenos serviços no "varejo": passear com o cachorro, pagar contas, consertar o computador etc. É um jeito de gerar valor para pequenos blocos de tempo.

Há empresas tentando trazer o modelo ao Brasil. Resta saber se vai dar certo.

Serviços como esses dependem tanto da tecnologia quanto de boa-fé e de um pacto social que funcione a ponto de superar o medo de lidar com estranhos.

O caso dos jornais gratuitos é ilustrativo. Na Europa e nos EUA são distribuídos em pontos "self-service" nas ruas e estações de metrô.

Quem tentou fazer isso aqui viu os pontos de distribuição depredados, e os jornais vendidos para reciclagem. Gentileza gera gentileza e, graças à tecnologia, também inovação.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.