Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Briga de egos entre líderes dá tom de biografia do Metallica

Banda de trash metal é retratada como o embate entre yin e yang

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

Acaba de sair no Brasil "Metallica - A Biografia", do inglês Mick Wall.

Um dos jornalistas mais conhecidos da cena de heavy metal mundial, por conta de seu trabalho na revista "Kerrang!", Wall acompanha a carreira da banda desde seu início, nos anos 1980.

O livro não traz entrevistas inéditas com a banda, mas foi compilado a partir de inúmeras reportagens que Wall fez com o Metallica ao longo dos últimos 30 anos.

"Antes de começar a escrever o livro, eu os procurei e perguntei se eles queriam estar envolvidos", diz Wall. "Minha única condição é que eu não daria a eles nenhum controle sobre o texto final. Como sempre, as reações foram muito diferentes. Lars concordou, mas James, não."

Segundo Wall, essa diferença de personalidade dos dois líderes do Metallica, o baterista Lars Ulrich e o cantor e guitarrista James Hetfield, é uma constante na carreira do grupo.

"São pessoas completamente diferentes, yin e yang. James é um típico americano: vem de uma família problemática e não tem uma boa escolaridade. Já Lars vem de uma família europeia, culta, filho de um jogador de tênis, jazzista e cineasta. James tem uma obsessão em controlar tudo. Lars é mais aberto."

O livro traz algumas revelações, como o fato de que Hetfield quase expulsou Ulrich do grupo.

Questionado sobre a reação da banda ao livro, Wall diz: "Lars me ligou e elogiou o livro. Já James, com quem eu tinha uma entrevista marcada para uma revista, pediu para ser entrevistado por outro jornalista. Bem típico."

METALLICA - A BIOGRAFIA

AUTOR Mick Wall
TRADUTOR Leandro Woyakoski
EDITORA Globo
QUANTO R$ 49,90
AVALIAÇÃO bom

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.