Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sanfoneiro e guia de museu vivem Gonzagão

DO RIO

Quando começou a buscar o intérprete de seu Luiz Gonzaga, Breno Silveira tinha uma meta: fidelidade.

"Como o Gonzaga é um cara extremamente conhecido, eu trairia muito o público que tem uma paixão por ele se não tivesse um ator que fosse parecido", diz o diretor.

Não encontrando um ator que, além de se parecer com o sanfoneiro, soubesse cantar e tocar, lançou "uma campanha maluca" em rádios nordestinas, convocando interessados -foram 5.000 os inscritos, segundo ele.

Desse universo iria surgir Nivaldo Expedito de Carvalho, 31, o Chambinho do Acordeom. Paulistano de família piauiense, ganha a vida tocando forró. Nunca havia atuado, mas tinha grande semelhança com o jovem Gonzaga.

"Estamos no processo de transformar um sanfoneiro em ator. Você viu que eu dou muito comando para ele no set", diz Breno.

Na mesma seleção, o cineasta conheceria Adélio Lima, 40, pernambucano de Caruaru que imita o rei do baião em um museu da cidade dedicado a ele.

"Ele é o mais parecido com a imagem final de Gonzaga que ficou para o grande público. Tem a alma mais madura, o timbre de voz mais grave. Adélio acabou se revelando um dos melhores atores, tem força dramática."

(MAC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.