Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Estilista do Ceará é nova sensação da moda local

Roupas de Lidenbergue Fernandes incorporam pop, religião e tradição

Criador recebeu apelido de "Herchcovitch do Nordeste" por utilizar esses elementos com humor e criatividade

VIVIAN WHITEMAN
ENVIADA ESPECIAL A FORTALEZA

"Ele é o Herchcovitch do Nordeste." O estilista Lidenbergue Fernandes, 39, celebridade da semana de moda de Fortaleza, desconversa, mas é assim que se referem a ele nos bastidores.

"Se fosse para comparar, estou mais para Ronaldo Fraga e tenho uma admiração enorme pelo trabalho do Marcelo Sommer", diz.

A comparação com Alexandre Herchcovitch é mais do que um sinônimo de fama. Embora com estilos e trajetórias diferentes, ambos têm a capacidade rara de lidar com símbolos pop e religiosos com criatividade e certo humor.

A fama de Lidenbergue extrapolou a Dragão Fashion, que termina hoje em Fortaleza. Percorreu outros Estados e chegou até o guarda-roupas da apresentadora Xuxa.

Foi sondado para desfilar na Casa de Criadores, em São Paulo, e suas peças estão em um editorial que a "Harper's Bazaar Argentina" está fotografando em Fortaleza.

Lidenbergue começou a carreira numa indústria de

jeans. Hoje, dá consultoria de criação para três marcas, incluindo a Kza do Dragão, grife que transforma o trabalho artesanal de cooperativas em produto de exportação.

Em sua apresentação, o designer revisitou o tripé central de seu repertório, inspirado nas donas de casa: a cozinha, a novela e a missa.

Imagine coletes de ovo frito e estamparia digital caprichada com colagens kitsch de São Jorge e Santa Rita. Na parte da novela, reinaram as vilãs, com roupas de rainha beirando o periguetismo.

Na trilha, trechos de novelas como "Tieta", "Vale Tudo" e o bordão "porque eu sou rica", da personagem de Carolina Ferraz em "Beleza Pura".

"Toda a minha verve criativa despertou com a telenovela. Aquele universo é muito forte e fala com a brasileira de uma forma direta", diz.

Lidenbergue está agora hipnotizado pela vilã Carminha, de "Avenida Brasil". Mas tem sua maldita do coração. "Se eu fosse uma vilã, seria a Flora, de 'A Favorita'. A melhor má é a que se faz de sonsa e boazinha", ri, baixando os olhos por trás dos óculos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.