Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

DVDS

COMÉDIA DRAMÁTICA

Amanhã Nunca Mais
DIREÇÃO Tadeu Jungle
DISTRIBUIDORA Fox
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
QUANTO R$ 39,90
VALIAÇÃO n-3

O anestesista Walter (Lázaro Ramos) é um sujeito incapaz de dizer "não". Incumbido de buscar o bolo de aniversário da filha, ele se dobrará, em sequência excruciante, aos caprichos do chefe, da filha da doceira, de um travesti interessado em seus dotes médicos e de uma neurótica solitária. Em seu primeiro longa, o videoartista Tadeu Jungle lança mão de enquadramentos heterodoxos e montagem à la clipe -formato do qual também pega emprestada incômoda superficialidade.

(LUCAS NEVES)

SUSPENSE

Suplício de uma Alma
DIREÇÃO Fritz Lang
DISTRIBUIDORA Versátil
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
QUANTO R$ 37,50
AVALIAÇÃO n-4

O retorcimento começa na trama: para provar que a pena de morte é iníqua, dono de jornal combina com escritor forjar as evidências de que este teria cometido um assassinato.

O dito é feito: o escritor é preso e condenado à morte. Quando o dono do jornal vai levar as provas da inocência do homem ao tribunal, é abalroado por um caminhão e morre. As provas pegam fogo.

O argumento é cortina de fumaça. Lang quer nos fazer acreditar no inacreditável, no dramaticamente inaceitável: a intervenção ostensiva do acaso.

Ou seja, Lang força a verdade a se manifestar, justamente, através do inverossímil.

Todo esse filme estranho e esplendoroso é, no mais, testemunha dessa mise-en-scène retorcida: os personagens nunca "pertencem" ao cenário.

O artifício mais completo, aqui, resulta numa verdade tão inverossímil quanto diabólica. (INÁCIO ARAUJO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.