Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Folhateen

Adele de Teerã

Quem é a jovem iraniana que virou febre cantando "Someone like You"

SAMY ADGHIRNI
DE TEERÃ

A iraniana Tara Salahi, 14, ainda está um pouco atordoada com a fama conquistada tão de repente.

No mês passado, ela deixou de ser mais uma adolescente da classe média alta de Teerã para se tornar um ícone mundial da internet graças a um vídeo no qual canta à perfeição "Someone like You", da britânica Adele.

Sucesso no YouTube, a performance já foi vista por meio milhão de pessoas e saudada pela imprensa americana.

"Fiquei sem reação ao perceber o tamanho da repercussão. Não sabia se ria, chorava ou gritava", relatou Tara em conversa com a Folha, num café em Teerã.

A mãe, Mitra Hassanpour, 42, estava junto.

Tara diz que o vídeo foi filmado durante um exercício na aula de canto há sete meses. Ela jura não saber como as imagens foram parar no YouTube, no início de março.

"É muito legal receber carinho de tantos países", conta, enquanto tenta tirar com o canudinho os caroços de kiwi que nadam em seu suco.

Mas o sucesso também traz preocupação. Tara vive em um país com governo islâmico conservador que impõe regras rígidas à sociedade. Mulheres, por exemplo, têm que cobrir o cabelo para sair na rua e não podem cantar nem tocar instrumentos em público.

O regime até agora não se pronunciou sobre o vídeo. Mas alguns comentários agressivos de iranianos no YouTube mostram que nem todo mundo gostou de ver a moça se soltando e cantando no palco, no melhor estilo das celebridades ocidentais.

"Não fiz nada de errado, pois o vídeo foi gravado num lugar fechado e apareço de véu. Mas pessoas próximas me aconselham a não gravar mais nada por enquanto", diz a adolescente, ajeitando o elegante xale cinza que cai de seus cabelos.

Tara diz temer o fato de sua notoriedade estar fora de controle. Ela acompanha com receio a "fan page" que existe com seu nome no Facebook, criada por um desconhecido na Europa que a administra sem dar satisfação à cantora.

Para piorar, a página grafa errado o nome da moça, que aparece como Salehi.

"Contatei o criador da página, mas ele nem sequer aceita corrigir o erro. Fechar a página então nem se fala", suspira a mãe. Mitra diz ainda que a filha tem recebido várias propostas para gravar um disco, inclusive de um empresário de Israel, país arqui-inimigo do Irã. "Mas nenhuma oferta até agora pareceu confiável", lamenta.

Tara afirma estar disposta a esperar o tempo que for até surgir um convite sério. "Não me vejo tendo outra profissão que não a de cantora", diz a adolescente, que só solta a voz em inglês, aprendido num jardim de infância da elite.

O talento foi detectado num dia em que Tara, então com quatro anos de idade, cantou para acompanhar ao piano a irmã, sete anos mais velha. Mas a arte do canto só passou a ser levada a sério em 2010, com as primeiras aulas e trabalhos de voz.

Enquanto espera a oportunidade de se tornar mais que uma cantora da internet, Tara segue a vida normalmente, entre escola, exercícios de canto e passeio com amigas.

"O meu sonho é ser como Lady Gaga ou Céline Dion."

SOMEONE LIKE TARA

Assista ao vídeo de Tara Salahi cantando "Someone like You" aqui: folha.com/folhateen

Versos e versões

Três exemplos de gente que bombou na web cantando versões de grandes sucessos

"Angry Birds Theme", por Pomplamoose

Com um cover da música-tema do jogo de videogame, a dupla formada por Jack Conte e Nataly Dawn chegou a quase 4 milhões de views no YouTube.

Assista aqui: bit.ly/ifeOyH

"Girl Gone Wild", por Trasher Bangkok

O cover de Madonna postado nesta semana no YouTube passou de 100 mil visualizações em dois dias. Assista aqui: bit.ly/IeCvZx

"Love The Way You Lie", por Dani Shay

Ele canta como Justin Bieber, tem cabelo de Justin Bieber, mas se tornou conhecido em 2011 com um cover de Eminem. Em pouco mais de um ano o vídeo foi visto por 3,5 milhões de pessoas. Assista aqui: bit.ly/HIkK7f

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.