Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Ele era um provocador", opina o curador

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Leia entrevista com Jérôme Neutres, curador da mostra de Newton.

(LDP)

Folha - O que a mostra revela sobre Newton?

Jérôme Neutres - Ela quer mostrar o processo de criação de Newton, a fábrica de seu estilo, os grandes temas de sua obra. Pode-se ver Helmut Newton sob todas as facetas, o que é raro.

Helmut Newton é o maior fotógrafo de moda do século 20? As novas gerações são influenciadas por ele?

Pode-se dizer, sem exagero, que a foto de moda tem um antes e um depois de Newton. Ele foi o primeiro a fazer fotos de moda que pareciam tudo, menos fotos de moda. Revolucionou os códigos do gênero e inspirou fotógrafos.

Foi ele quem quebrou todos os tabus das fotos de moda?

Ele era um provocador. Procurou sempre fazer as fotos que outros não ousariam fazer. Sua obra é uma experiência da liberdade, que transgrediu muitos tabus e metamorfoseou muitos totens.

Quais foram suas influências nos nus das mulheres?

Newton dizia que há menos sensualidade nos seus nus que nos de Rubens. Ele se inspirou nos quadros dos mestres da pintura. A foto "Bergström sobre Paris" é a "Vênus no Espelho" de Velázquez. O nu de Newton é esse grande gênero da história da arte remetido à moda.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.