Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

A mãe de todas as farsas

Escritora Laura Albert vem ao Brasil lançar pela primeira vez sob seu próprio nome os dois romances de seu personagem JT LeRoy

Divulgação
JT LeRoy (encarnado por Savannah Knoop) e Laura Albert
JT LeRoy (encarnado por Savannah Knoop) e Laura Albert

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

Foi o maior escândalo literário dos últimos tempos.

Por dez anos, JT LeRoy, um adolescente travestido e viciado em drogas, cuja mãe o forçara a se prostituir em paradas de caminhoneiros, fez sucesso com relatos crus e pesados sobre sua vida.

Por volta de 1996, LeRoy começou a escrever artigos para jornais e revistas. Seu primeiro romance é de 1999. "Sarah" (Geração Editorial; R$ 34, 160 págs.) recebeu ótimas críticas e caiu no gosto de celebridades como Madonna, Lou Reed, Courtney Love e Shirley Manson, da banda Garbage (que fez uma música para LeRoy).

Seu segundo livro, "The Heart Is Deceitful above All Things" -no Brasil, "Maldito Coração" (Geração Editorial, R$ 34, 216 págs.), virou um filme em 2004, dirigido por Asia Argento, com participações de Peter Fonda, Ben Foster e Winona Ryder.

Em 2006, a bomba: JT LeRoy não existia. Ou melhor: existia como obra de ficção, saída da cabeça de Laura

Albert, uma operadora de telessexo, cantora de punk-rock e escritora de pouco sucesso, que não só inventou o personagem como passou a "interpretá-lo" em conversas telefônicas, mantidas com várias pessoas ao longo de anos.

Quando a demanda por aparições públicas de LeRoy cresceu, Albert convenceu a jovem Savannah Knoop, irmã de seu namorado, a usar uma peruca e encarnar o adolescente escritor.

Neste fim de semana, Laura Albert estará na Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em Brasília, relançando os dois primeiros livros, pela primeira vez com seu próprio nome.

"O Brasil é o primeiro lugar onde vou falar sobre as obras. Espero que as pessoas vejam os livros pelo que eles são, e não pelo que a mídia os tornou", disse à Folha.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.