Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Biógrafo tenta "salvar" imagem de personagem

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM NY

Não fosse o convite de Walter Salles para ser consultor do filme "Na Estrada", Gerald Nicosia teria perdido a chance de publicar o seu livro mais recente, "One and Only, the Untold Story of 'On the Road'" (Viva, US$ 22,95, cerca de R$ 43, na amazon.com).

Impulsionado pelo diretor brasileiro, Nicosia desarquivou duas entrevistas feitas por ele, em 1978, com Lu Anne Henderson, a primeira mulher de Neal Cassady e inspiradora de Marylou, personagem do romance de Jack Kerouac.

"Os retratos dela em histórias sobre os beats tendem a ser redutores, para não dizer humilhantes", afirmou Nicosia no livro escrito em parceria com Anne Marie Santos, filha de Lu Anne.

Para o autor, ela não pode ser considerada apenas uma adolescente hipersexuada, tal como fez o filme "Heart Beat", de John Byrum. Lu Anne foi essencial para Cassady se tornar o protótipo do rebelde. Para o autor, ela criou a liga entre o marido indomesticável e um Kerouac ainda careta.

O filme de Salles, acredita Nicosia, pode compensar o desprezo por Lu Anne. Kristen Stewart, atriz que faz o papel de Marylou, escutou as fitas com quase oito horas de entrevista e conversou com Anne Marie. "Kerouac e Cassady precisaram daquele estrogênio", segundo Stewart.

(FQP)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.