Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica - Bob Dylan

Bob, lance um disco do show de anteontem :)

Apresentação do artista em São Paulo reflete momento especial e nada nostálgico de sua carreira de 50 anos

Rafael Grampá
Bob Dylan no show de anteontem, em São Paulo
Bob Dylan no show de anteontem, em São Paulo

IVAN FINOTTI
DE SÃO PAULO

Prezado Mr. Dylan,

Mas que coisa sensacional está seu show atual! Sua voz está cada vez pior e, por isso, melhor. Suas cordas vocais parecem tão estragadas que deixam para trás qualquer distorção das guitarras de Neil Young ou do Motörhead.

Sua cantoria atual combina demais com essa banda cabulosa que você arrumou. E também com os novos arranjos, totalmente desconstruídos da versão original (o que você faz há décadas).

Arrisco dizer que a abertura de "Leopard-Skin Pill-Box Hat" (1966) não foi tão impressionante. Mas o que aconteceu com "Don't Think Twice, It's All Right" (1963)? As guitarras ardidas parecem imitar a sua voz cavernosa, e você cantou feliz, brincando com as palavras, acentuando mais aqui, gritando ali :O

Aliás, não sei se sabe, mas uma versão dessa sua canção está na novela ("soap opera") das 21h aqui, talvez o programa mais popular do Brasil.

E você chegou a dançar em "Things Have Changed" (2000), castigando a gaita, com seus 70 anos, seu chapelão e sua calça com lista lateral. Foi engraçado :D

Uma coisa impressionante nesse show é que as canções novas não devem nada às antigas. "Beyond Here Lies Nothin'" (2009), por exemplo, de seu último disco sério (sem contar o natalino), já é um clássico. "Make You Feel My Love" (1997) é belíssima, linda e bem tocada balada, com as guitarras solando, subindo e descendo.

Agora, foi a delicada "Eve-ry Grain of Sand" (1981), de sua fase católica, que deu uma ideia: essa versão que você tocou em SP merece sair num disco ao vivo! E também essas outras citadas acima.

Então, por que não embalar o show paulistano de anteontem num CD? "The Levee's Gonna Break" (2006), com aquelas palmas todas acompanhando e você no órgão, vai soar emocionante em disco, pode crer :)

Alô, Bob, desde 1984, desde "Real Live", você não lança um ao vivo digno desse nome. Lançou, sim, apresentações históricas e fez o "MTV Unplugged" (1995), mas nenhum deles reflete o seu atual momento como artista e o de sua turnê sem fim.

E o fato de você ter praticamente xerocado os shows que fez por aqui em 2008 (repetiu 12 das 17 músicas) mostra que essas canções conquistaram um lugar especial, não?

Se não couber num disco só, tenho até algumas humildes sugestões de corte: "Thunder on the Mountain" (2006), que você parece gostar tanto (tem tocado direto nos últimos anos), pareceu uma canção meio ordinária. E muito longa :P

E, na minha opinião, "Tangled Up in Blue" (1975), apesar de ser uma querida absoluta do fãs, não esteve à altura do original.

Mas, enfim, meu caro, que show excelente!;)

P.S.: O que foi aquele curioso beijinho no final? Você estava contente ou faz isso com todas as plateias? <3

BOB DYLAN
AVALIAÇÃO ótimo

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.