Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Revelação de Nova Orleans volta ao Brasil

Trompetista Shamarr Allen abre hoje um dos maiores festivais de jazz do mundo e se apresenta no país em maio

Jazzista americano tornou-se conhecido na cena internacional ao misturar sons de rock, funk, soul e hip-hop

CARLOS CALADO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Destaque da eclética cena musical da Louisiana (EUA), o trompetista e cantor Shamarr Allen, 30, está entre as centenas de atrações da 43ª edição do New Orleans Jazz & Heritage Festival -um dos maiores eventos do gênero no mundo, que começa hoje.

O crescente prestígio de Allen está estampado, literalmente, nesta edição do festival: sua imagem ilustra um dos dois cartazes oficiais do evento (no segundo aparece Trombone Shorty, outra jovem revelação da cena local).

"Honestamente, eu achava que precisaria batalhar pelo menos mais uns dez anos para receber uma honra tão grande", disse Allen à Folha, anteontem, por telefone. "Isso mostra que devo estar fazendo a coisa certa."

O trompetista se apresenta no Brasil, nos dias 25/5 e 26/5, no Bourbon Street, em São Paulo, e de graça no parque do Povo, no dia 26/5. Toca ainda na casa noturna Miranda, no Rio, no dia 30/5; e em 2/6, no Bourbon Festival de Paraty (RJ).

De sua primeira temporada no país, em 2010, Allen diz não se esquecer das crianças e adolescentes carentes da favela de Heliópolis, em São Paulo, onde comandou uma oficina, ao lado de sua banda, The Underdawgs.

"Trabalhar com aquela garotada fez com que eu lembrasse de minha própria história de vida. Moramos em países diferentes, mas, no fundo, não há muita diferença", compara o músico, que cresceu em Lower 9th Ward, um dos bairros mais pobres e violentos de Nova Orleans.

"Já fui como aquelas crianças e sei como é querer ser outra pessoa, ter uma vida melhor. A música pode ajudar a mudar a vida delas", diz Allen, escolhido embaixador cultural pelo Departamento de Estado norte-americano.

Ex-integrante da Rebirth Brass Band, uma das bandas de metais mais populares de Nova Orleans, Allen lançou em 2009 o disco "Box Who In?", no qual exibiu sua contemporânea concepção musical, que mistura jazz, rock, funk, soul e hip-hop.

O músico levaria adiante essa fusão de ritmos no seu mais recente trabalho, o álbum "504-799-8147".

"Minha música certamente seria diferente se eu não vivesse em Nova Orleans", avalia. "Ter nascido e crescido aqui permitiu que eu tivesse contato com um pouco de todos os tipos de música feitos na região. Ser introduzido desde cedo a tudo isso fez muita diferença."

SHAMARR ALLEN
QUANDO dias 25 e 26/5, às 24h, no Bourbon Street (r. dos Chanés, 127; tel. 0/xx/11/5095-6100); R$ 65; dia 26/5, às 15h, no parque da Juventude (av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana; tel. 0/xx/11/2251-2706); grátis
CLASSIFICAÇÃO 18 anos (Bourbon)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.