Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Francis contra...

CAETANO
"Mick Jagger zombou várias vezes de Caetano na entrevista na TV Manchete. O pior momento foi aquele em que Caetano disse que Jagger era tolerante e Jagger disse que era tolerante com latino-americanos (sic), uma humilhação docemente engolida pelo nosso representante no vídeo" (Francis, na Ilustrada de 25/6/83)

"O Francis me desrespeitou. Foi desonesto, mau-caráter. É uma bicha amarga. Essas bonecas travadas são danadinhas"
(Caetano, em entrevista em outubro)

A polêmica motivou uma enquete na Ilustrada: "Quem faz mais a sua cabeça: Paulo Francis ou Caetano Veloso". Deu Francis, apertado: 10 a 8. Caio Túlio Costa votou em Francis)

CAIO TÚLIO COSTA
" Fico imaginando aquela cara ferrujosa de lagartixa pré-histórica se encolhendo às minhas pauladas. [...] não posso garantir que se o encontrar não lhe dê uma chicotada na cara ou, não, palmadas onde guarda seu 'intelecto'. Porque é um canalha menor" (Francis, em 22/2/90)

" Todo mundo sabe que Francis chuta dados, distorce fatos e pratica um opinionismo desenfreado [...] Quando levado à lona por argumentos lógicos, [...] revida com ataques pessoais [...] É sua única defesa possível porque não tem como assumir suas invencionices, fruto da preguiça de investigar, pesquisar, trabalhar um pouco" (Caio Túlio, na coluna de ombudsman em 25/2/90)

MERQUIOR
"Canastrão do articulismo nacional (do articulismo e não do ensaísmo: ele não tem a menor ideia do que seja ensaio), espécie de intelectual para intelectualoides, Francis vive injuriando o que ele não tem condições de compreender, e escrevinha com uma teutônica sem-gracice, que não lhe consente sequer a estética do insulto" (Merquior, em artigo no 'Jornal do Brasil' de 5/1/80)

"Vejo que o pivete José Guilherme Merquior está avançando corajosamente de cara contra meu punho [...] É justo. Afinal, [...] citei Merquior como o pior caráter da geração literária que agora completa 40 anos. Se vendeu a primeira vez por um chá. A última que soube dele, 'esticava lençóis' de certo cavalheiro, que pensava seria ministro de Figueiredo, na esperança de futuras bocas. Sei da vida do pivete" (Francis, na Ilustrada de 25/1/80)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.