Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção Folha destaca riquezas que o Brasil colheu com o café

Volume conta história do produto que foi a moeda forte do país

DE SÃO PAULO

O café está impregnado no imaginário popular como representação do Brasil.

Cultura importada, o produto foi responsável por boa parte dos símbolos de poder do país nos tempos do Império e do início da República, como mostram as imagens do 16º volume da Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil, que chega às bancas em 6/5.

Plantados inicialmente no vale do rio Paraíba do Sul, entre as cadeias de montanhas que ligam os Estados do Rio e de São Paulo, os cafezais migraram para o oeste paulista, onde encontraram melhores condições naturais e econômicas para se desenvolver.

É das plantações que se originou grande parte da riqueza e do poder político de uma elite e de um país ainda construindo sua identidade.

São momentos históricos distintos de uma mesma cultura: as senzalas dando lugar às casas de colonos, e a ascensão das diversas tecnologias de produção do café. Tudo devidamente registrado.

A coleção, dedicada a apresentar algumas das fotografias mais importantes realizadas no país entre 1840 e 1960, tem 20 volumes.

O resultado é uma seleção de acontecimentos significativos e de cenas cotidianas, compondo parte da história ilustrada do país.

Os momentos foram captadas por fotógrafos que entraram para a história como testemunhas e protagonistas da consolidação da técnica como arte brasileira.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.