Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Museu de SP cria "jukebox" para exibir trechos de filmes

MARCOS DÁVILA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Alex entra numa loja de discos, passa os dedos pelos LPs e flerta com duas coquetes. Entretidas com seus picolés coloridos, as moças se divertem ouvindo as cantadas sarcásticas do jovem.

A cena protagonizada por Malcom MacDowell em "Laranja Mecânica" (1971), de Stanley Kubrick, é um dos trechos de filme disponíveis para exibição na Caixa de Cinema a partir desta terça, no MIS, com entrada gratuita.

Disposta na entrada do museu, a pequena cabine tem decoração retrô e um "display" eletrônico que remete a uma "jukebox" dos anos 50.

Por meio de um sistema de "touchscreen", é possível consultar 60 cenas de filmes por títulos, diretores, atores, países e gêneros. Cada trecho dura de três a sete minutos.

Lá dentro, o público se acomoda em duas cadeiras. A cena selecionada é exibida em uma tela de plasma de 43 polegadas, em DVD.

Com concepção e direção de Alessandra Dorgan, 33, a Caixa de Cinema foi inspirada também nas antigas cabines de foto 3x4.

A curadoria foi realizada em parceria com o cineasta André Sturm, 44, diretor-executivo do MIS. Um dos critérios de seleção foi priorizar cenas que destacassem o trabalho dos atores, além de não revelar o final das histórias.

As opções do dispositivo vão de clássicos do cinema a produções mais recentes, e a ideia é agradar tanto o velho cinéfilo quanto o adolescente "pipoca".

"O objetivo é despertar a vontade do público de ver o filme inteiro", resume Sturm.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.