Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica Documentário

Longa sobre exilado carece de universalidade

Em "Uma Longa Viagem", Lúcia Murat retraça passos do irmão enviado a Londres para não aderir à guerrilha

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O cinema de Lúcia Murat está quase sempre voltado a experiências da diretora. É sua força e sua fraqueza em vários momentos, inclusive em "Uma Longa Viagem".

Essa viagem, podemos pensar, é a de uma geração que sonhou em transformar a vida à maneira de Rimbaud (1854-1891) e o mundo à maneira de Marx (1818-1883). Não por acaso, geração bem representada pela família da autora, ela mesma ex-guerrilheira e presa política.

Aqui, após a morte de um dos irmãos, Miguel, ela vai ao encontro de Heitor. Ele é o jovem que a mãe manda para Londres para evitar que entre para a guerrilha. Mas Heitor não se entusiasma muito com a ideia de aprender o negócio dos negócios.

Começa então sua longa viagem, literalmente e em todos os sentidos. Trata-se de ir de Londres ao Afeganistão, daí ao Nepal e à Austrália.

De experimentar mais ou menos todas as drogas. De, entre outras, viajar à Holanda ou ao Canadá transportando montanhas delas.

Tudo isso não era o que se tornou. Era uma aventura de autoconhecimento, e isso Heitor tinha claro. Era uma aventura, pura e simplesmente. Da qual ele volta tendo de pagar um preço: a internação num hospital psiquiátrico, do qual apenas Miguel, o irmão médico, consegue libertá-lo.

Para Lúcia Murat, trata-se, aparentemente, de dar a ver esse caminho tortuoso e fascinante seguido pelo irmão. De ela própria aproximar-se dessa experiência.

O que falta ao filme, talvez, seja aproximar-se daquilo que existiu de universal nesse tipo de experiência. De demonstrar que essa loucura não era pessoal, mas algo que fazia parte da inquietude que passou por 1968.

Nesse sentido, "Uma Longa Viagem" parece, antes, um estágio intermediário de um percurso ainda por amadurecer e encontrar sua forma definitiva em filme.

UMA LONGA VIAGEM

DIREÇÃO Lúcia Murat
PRODUÇÃO Brasil, 2011
COM Caio Blat
ONDE Espaço Itaú de Cinema, Espaço Unibanco Augusta
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO regular

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.