Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

MIS exibe fotos de Ozualdo Candeias sobre Boca do Lixo

JOÃO PAULO GONDIM
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Meia década após a sua morte, Ozualdo Candeias (1918-2007) tem a obra posta em evidência em 2012.

Em fevereiro, o Festival de Cinema de Roterdã deu o pontapé inicial ao exibir "A Margem" em uma mostra dedicada à Boca do Lixo. Uma exposição no MIS-SP (Museu da Imagem e do Som de São Paulo) coloca em foco o lado fotógrafo do diretor de "A Herança" (1970), entre outros.

"Ozualdo Candeias - Rua do Triumpho", traz 446 fotografias, distribuídas em uma videoinstalação com cinco projeções e 19 colagens de ampliações fotográficas em papel de algodão, além de uma mesa interativa com seu livro de fotos, "Uma Rua Chamada Triumpho", de 2001.

As imagens registram o cotidiano da Boca do Lixo paulistana, onde se produziu boa parte dos filmes brasileiros das décadas de 1960 a 1980.

"Candeias era um grande fotógrafo. Fiquei fascinado com a maneira que ele abordou a Boca, seus personagens, sua história, seu cotidiano", diz o curador da mostra, Eugênio Puppo. O pesquisador estima que 95% do material exposto é inédito.

A exposição se junta a outras três -do húngaro André Kertész, do americano Andy Warhol e do brasileiro Claudio Edinger- do evento "Maio Fotografia no MIS", todas em cartaz até 24 de junho.

Puppo também prepara o documentário "Ozualdo Candeias e o Cinema". "É um filme que retrata 50 anos de história do cinema brasileiro."

OZUALDO CANDEIAS - RUA DO TRIUMPHO

QUANDO 3ª a 6ª, das 12h às 21h, sáb., dom. e feriados, das 11h às 20h; até 24 de junho
ONDE MIS (av. Europa, 158, Jardim Europa, tel. 11-2117-4777)
QUANTO R$ 4
CLASSIFICAÇÃO não informada

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.