Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel das Letras

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo

RAQUEL COZER raquel.cozer@grupofolha.com.br

Difusão vs. pirataria

O site livrosdehumanas.org saiu do ar anteontem após ser notificado de ação judicial movida pela Associação Brasileira de Direitos Reprográficos. Com 2.322 livros em PDF gratuitos, o blog que se descreve como "difusor de conhecimento produzido pelas humanidades" representa, para a ABDR, "o maior caso de pirataria de livros digitais em dez anos". Na quinta, iniciou-se no Twitter campanha em defesa do blog e contra as editoras Forense e Contexto, destacadas na notificação. A ABDR afirma que a ação partiu dela própria e que só usou títulos das casas como exemplos. Pelo número de livros, o site poderia ter de pagar mais de R$ 200 milhões, mas em geral chega-se a acordo. A instituição destaca o prejuízo ao autor e diz usar o dinheiro arrecadado em campanhas antipirataria -o valor arrecadado no ano passado não foi divulgado. A coluna tentou contato com o blog, sem resposta.

AGUALUSA

Após 'Nweti e o Mar', infantil com fotos que o angolano tirou da filha (acima), a Gryphus lança no segundo semestre os contos de 'O Lugar do Morto', em que o autor assume as personas de Machado, Nabokov e outros

Zweig para todos

A partir de 2013, quando cai em domínio público a obra de Stephan Zweig (1845-1942) -que se suicidou em Petrópolis (RJ) após fugir do nazismo-, a editora Zahar lança três livros do austríaco: "Mundo Insone", de ensaios, inclusive inéditos, selecionados por Alberto Dines e traduzidos por Kristina Michahelles; a biografia de Maria Antonieta, apresentada por Dines e vertida por Irene Aron; e um volume com as novelas "24 Horas na Vida de uma Mulher" e "Carta de uma Desconhecida" (tradução de Adriana Lisboa).
A L&PM detém hoje a obra mais famosa do autor, "Brasil, um País do Futuro", além de "24 Horas..." e "Medo e Outras Histórias". A Rocco estuda publicar textos inéditos, inclusive correspondência. A Globo também diz ter interesse.

HQ

'O Perseguidor', conto de Julio Cortázar sobre o saxofonista Charlie Parker publicado em 1959 e ilustrado em 2009 pelo argentino José Muñoz, sai pela Cosac Naify em julho. A tradução é a de Sebastião Uchoa Leite, feita em 1979

Rouanet A produtora Elifas Andreato teve autorizada a captação de nada menos que R$ 1,23 milhão via incentivo fiscal para o projeto Espaços Literários, que se propõe a levar debates sobre a vida contemporânea a São Paulo. A proposta prevê uma palestra por semana, durante dez meses, a serem exibidas ao vivo na rede e transformadas em documentários.

Coedições A Biblioteca Nacional publicou no "Diário Oficial da União", na última terça, chamada pública para entidades sem fins lucrativos interessadas em parcerias com a instituição para a coedição de revistas. A instituição oferece conteúdo e o selo BN, enquanto o parceiro busca viabilizar os recursos para a publicação. O prazo é indeterminado.

Outro conceito 1 A Novo Conceito prepara-se para entrar no mercado digital em agosto, durante a Bienal, mas quer fazer diferente: pretende lançar plataforma própria, onde ficarão seus arquivos, e não entregá-lo às lojas. A editora ainda não fechou com nenhuma livraria.

Outro conceito 2 Uma das editoras que mais vendem no país, a Novo Conceito chegou a entrar no leilão da série erótica "50 Shades", mas agora o dono da editora, Fernando Neumayer, não quer saber do gênero -aposta de várias editoras para o segundo semestre. "O livro virou best-seller como e-book, que você baixa e ninguém vê, mas será que a brasileira entra numa livraria para comprar literatura erótica? Não estou certo."

Criatividade Lançado em março nos Estados Unidos, com sucesso de vendas e de crítica, "Imagine: How Creativity Works", de Jonah Lehrer, será publicado no Brasil pela Companhia das Letras. Entre outras coisas, o livro defende que a cor azul é boa para estimular a criatividade e que o "brainstorming" é uma péssima ideia.

LEIA MAIS EM http://www.folha.com/abibliotecaderaquel

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.