Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica

Vencedor em 2007, romeno confima talento em novo longa

PEDRO BUTCHER
ENVIADO ESPECIAL A CANNES

Christian Mungiu está de volta à competição de Cannes cinco anos depois de ter levado a Palma de Ouro com seu primeiro longa, "Quatro Meses, Três Semanas e Dois Dias". Um prêmio que veio na onda do cinema romeno e que impôs uma inevitável pressão sobre a carreira de tão jovem cineasta.

Pois a onda passou e Mungiu, felizmente, sobreviveu. "Beyond the Hills" confirma seu talento e vai um pouco além: em vários aspectos, é um filme mais maduro e bem construído que o anterior.

A partir do caso real de uma jovem que foi visitar uma amiga em um convento e de lá saiu morta, o diretor construiu uma ficção que toca em questões filosóficas eternas e ao mesmo tempo especialmente atuais.

Fala da tênue linha que separa o bem e o mal, de atos motivados pelo altruísmo com consequências terríveis ou da perigosa mistura entre razão e espiritualidade.

Acompanhamos tudo a partir do ponto de vista de uma das protagonistas, em planos-sequência magistralmente bem filmados, fiéis ao princípio básico do cinema atual: rejeitar a condução absoluta do olhar pelo diretor e apresentar as situações de forma mais livre e "inteira".

Cabe ao público construir seu caminho dentro do filme.

BEYOND THE HILLS
AVALIAÇÃO ótimo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.