Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mônica Bergamo

monica.bergamo@grupofolha.com.br

PRÓXIMA PARADA

O ex-ministro Márcio Thomaz Bastos vai ampliar sua atuação em Brasília. Ele reativou a inscrição na OAB local. E está se associando ao escritório Bottini & Tamasauskas para atuar na capital federal.

VINGANÇA

Bastos tem sido criticado por ter sido ministro e hoje advogar para clientes como Carlinhos Cachoeira. "Sou advogado há 46 anos e fui ministro por quatro. A defesa é tão importante quanto a acusação." Ele cita o advogado americano Edward Williams: "Defendo os clientes da culpa legal. Julgamentos morais eu deixo para a majestosa vingança de Deus".

DE GRAÇA

Bastos, que cobrou R$ 15 milhões de Cachoeira, diz que também advoga de graça -ele defendeu, por exemplo, o julgamento de cotas no STF (Supremo Tribunal Federal) sem nada receber. "O desafio me move. O dinheiro sempre foi um subproduto."

AINDA VALE

O Tribunal de Justiça de SP determinou que Caio Venâncio Martins, militante da esquerda na época da ditadura, receba 500 salários mínimos por danos morais por ter sido "vítima de perseguição política, prisão ilegal e tortura". A decisão derruba a tese de que o direito à indenização pode prescrever, sustentada pela Fazenda do Estado.

DIREITO

Em seu despacho, o juiz paulistano Ronaldo Andrade fala ainda sobre o direito à resistência a governos autoritários: "Em tema de direitos humanos, o conteúdo jurídico do direito de resistência é induvidoso", afirma Andrade, citando doutrina dos advogados Ricardo Sayeg e Wagner Balera.

BOLSA FAMÍLIA

A recém-instalada CPI da Reprodução Assistida, que investigará clínicas especializadas no método, discutirá na próxima quinta a proposta de o Estado de SP subsidiar o tratamento das mulheres que querem engravidar.

-

A comissão da Assembleia Legislativa vai mirar práticas como sexagem (escolher a priori o sexo do bebê) e venda de medicamentos direto nos consultórios.

'SP É ABERTA PRA RECEBER AS COISAS MAIS ESTRANHAS'

Marlene Bergamo/Folhapress

Gal Costa, 66, apresenta hoje o show "Recanto", no HSBC Brasil. A cantora se mudou da Bahia para a capital paulista em janeiro. "Comprei esse apartamento [nos Jardins] há quatro anos. Já estava com a cabeça feita para vir pra cá. Embora eu já tenha vivido no Rio mais de 20 anos, SP é mais parecida com meu jeito de ser."

-

Quando era mais jovem, conta, costumava dizer que não conseguia viver sem olhar o mar. "Mas agora eu consigo. Se eu quiser ver, viajo, vou ao Rio ou à Bahia. Hoje, não consigo viver sem trabalhar. A vida sem responsabilidade é meio chata."

-

A cidade, afirma, é boa "pra comer, pra trabalhar, pra chegar aos compromissos na hora certa. Trânsito é problema no Brasil todo. São Paulo é mais aberta para receber as coisas mais estranhas".

-

Ela diz que o filho, Gabriel, 7, "está adorando" a mudança de ares. "Ele estuda em um colégio maravilhoso. No início, estranhou, mas hoje adora ir para a escola."

CRAQUE DO PIANO

Kaká tietou o pianista Lang Lang durante a passagem do chinês por São Paulo nesta semana. Acompanhado do empresário Fabio Brancatelli, foi até o heliponto do hotel Tivoli Mofarrej se encontrar com Lang. Mostrou foto dos filhos e ganhou CD autografado. De lá, o músico pegou helicóptero até Congonhas e embarcou em um jatinho para o Rio.

NEY E ANA

Ney Matogrosso vai dirigir o novo show de Ana Cañas, em SP, em junho. A cantora gravou novo disco por seu próprio selo, Guela Records. O nome da gravadora, ela diz, é em homenagem à "avuela" que ela chamava de "guela" quando criança.

DO OUTRO LADO

O jornalista João Santana, responsável pela campanha do pré-candidato Fernando Haddad em SP, está em Angola. Marqueteiro de Lula e Dilma Rousseff nas eleições presidenciais e também do venezuelano Hugo Chávez, ele trabalha pela reeleição do presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

FERMENTO

E as pesquisas internas do PT em São Paulo coincidem com as que circulam no gabinete do prefeito Gilberto Kassab (PSD-SP). Elas mostram ligeira melhora nos números de Haddad, que nas pesquisas oficiais aparece entre os últimos colocados, com 3%.

TACADA DE OURO

O livro "Golf" (editora Toriba), assinado pelo golfista Seve Ballesteros, morto em 2011, será lançado em junho no Brasil com tiragem limitada de 3.000 exemplares. A obra tem 150 fotos dos 25 melhores campos de golfe do mundo, feitas pelo fotógrafo europeu Kurt Deruyter. Cada livro custará R$ 9.000.

PARA CASAR

O salão de noivas Casar promoveu festa de lançamento anteontem, na Casa Petra, em Moema. A idealizadora do evento, Vera Simão, recebeu a médica ayuvérdica Márcia De Luca, a fotógrafa Marina Klink e a designer de sapatos Francesca Giobbi.

CURTO-CIRCUITO

O Funk Como Le Gusta se apresenta hoje, às 21h30, no MIS. 14 anos.

O Mombojó faz show hoje no Sesc Belenzinho, às 21h30. 18 anos.

Luiz Carlos Bianchi comemora aniversário hoje na casa "Offset", às 21h, em Pinheiros. 18 anos.

A Doria Editora, de João Doria, lança hoje a revista "Lide Saúde & Bem-Estar", no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas.

O estilista Alexandre Mirkai dá palestra amanhã sobre ensino de alfaiataria para pessoas carentes, na ONG Iobesp, no Central Park 2, na Bela Vista.

com ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER, LÍGIA MESQUITA e OLÍVIA FLORÊNCIA; colaborou MARCUS PRETO

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.