Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mônica Bergamo

monica.bergamo@grupofolha..com.br

'A DILMA VETOU 12. ERAM 84'

Greg Salibian/Folhapress
Wagner Moura
Wagner Moura

"Eles me ligaram ontem [sexta] pra combinar. Foi por diversão, sem cachê", diz Alexandre Yousseff, um dos sócios do Studio SP, sobre o show surpresa que Wagner Moura e os músicos Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá fizeram no sábado à noite, na casa do Baixo Augusta.

-

À 0h40 o trio sobe ao palco com uma versão reduzida do espetáculo "Tributo à Legião Urbana", da MTV, que eles apresentam hoje e amanhã no Espaço das Américas. Moura usa uma camiseta com os personagens do filme "Os Irmãos Cara de Pau", com a frase "In blues we trust" (no blues nós acreditamos).

-

"Alguém sabe se o Cigano ganhou?", pergunta o ator sobre o combate de UFC com o brasileiro Junior Cigano, que acontecia naquela noite.

-

Quando canta "1965 (Duas Tribos)", que tem o refrão "O Brasil é o país do futuro", ele dá um recado político. "E a Dilma só vetou 12, hein?! Eram 84!", diz sobre os artigos do novo Código Florestal.

-

A coluna pediu depois para a empresária do ator, Fernanda Ribas, para que ele detalhasse quais artigos achava que a presidente deveria ter vetado. Ele não quis falar. "O momento é da música", escreveu ela.

-

Os músicos deixam o palco após uma hora de apresentação. No camarim, Moura coloca um blazer e um cachecol para proteger a garganta. "Tô ansioso para os shows. Ter feito essa apresentação aqui ajudou a tirar a pressão. Foi muito bom ver todo mundo cantando", diz à coluna.

-

Sobre sua performance à frente da banda que teve como líder Renato Russo, afirma: "Tem uma interação. Não é aquela coisa de uma pessoa com o iPod [ouvindo Legião] e cantando".

TÃO PERTO TÃO LONGE
Nunca antes a relação entre Gilmar Mendes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), e o ex-ministro Nelson Jobim, amigos de longa data, esteve tão abalada. Ambos trocaram mensagens duras por e-mail no fim de semana. E, a interlocutores, têm feito considerações nada abonadoras um sobre o outro.

NA ESTANTE
Jobim se dedicou no sábado e no domingo a desacreditar o depoimento de Gilmar Mendes em relação ao que este entende ter sido uma tentativa do ex-presidente Lula de pressioná-lo no julgamento do mensalão. Mendes mantém tudo o que disse e ainda acrescenta detalhes. Ele e Jobim estavam escrevendo um livro juntos -agora sem data de publicação.

A FONTE
A raiva de Gilmar Mendes em relação a Lula cresceu do dia do encontro, há um mês, à sua revelação, no sábado, na revista "Veja". No meio do caminho, o ministro ouviu de jornalistas que todo o tiroteio contra ele por ter se encontrado há tempos (antes do escândalo Cachoeira) com Demóstenes Torres em Berlim partiria de Lula. Foi aí que o caldo entornou.

LINHA DE TIRO
A mágoa aumentou porque Mendes considera que nunca perseguiu o PT no STF, mas se sente alvo permanente da sigla. Ele votou, por exemplo, pela absolvição de Antonio Palocci no caso da quebra de sigilo do caseiro, de Aloizio Mercadante no caso dos aloprados e de Luiz Gushiken no mensalão.

FRÁGIL
No dia em que Lula visitou o escritório de Jobim, ele levou um tombo na entrada. O ex-presidente já havia caído dias antes em sua própria casa. O tratamento com quimioterapia pelo qual passou para combater o câncer de laringe enfraqueceu a musculatura de uma de suas pernas, agora em recuperação.

SOBROU
Os réus do mensalão ficaram perplexos e furiosos com o que consideram descuido de Lula em seus diálogos com Jobim e Gilmar. Acham que o ex-presidente, na ânsia de ajudar, acabou conturbando o clima de vez.

VIVA AS DIVAS
O Canal Brasil exibirá a série "Cantoras do Brasil", no segundo semestre. Com 13 episódios em preto e branco, ela mostrará cantoras como Gaby Amarantos, Mariana Aydar, Tiê e Mallu Magalhães, entre outras, homenageando divas do passado.

FORA DE CONTROLE
O músico Zeca Baleiro provocou colegas durante o Festival da Mantiqueira, no fim de semana. Pediu um "desconto" para Lobão, pois ele "toma tarja preta". "Ele e o Caetano sofrem do mesmo mal: são mídiamaníacos." Lobão rebate: "Atualmente, não tomo remédio nenhum. Falo isso [que a MPB é 'uma merda'] há anos".

FILÉ CULTURAL
O jornalista Gay Talese e a cineasta Claire Denis estavam no jantar do 4º Congresso Cult de Jornalismo Cultural, anteontem, no Espaço Cult, na Vila Madalena. O ilustrador Art Spiegelman e sua esposa, Françoise Mouly, também foram.

CURTO-CIRCUITO

Roberto Justus, Hebe Camargo e Claudia Leitte fazem show em prol do Instituto Arte de Viver Bem, hoje, às 20h, no teatro Geo.

Gloria Coelho apresenta sua coleção Resort na Casa Electrolux, hoje, às 19h30.

O DJ Thiago Mansur toca hoje, no Royal Club. 18.

O presidente do hospital Albert Einstein, Claudio Lottenberg, ganha amanhã a menção honrosa Franz de Castro, às 19h, no salão nobre da OAB.

O chef Tsuyoshi Murakami lança hoje, às 19h, "Kinoshita e o Jazz do Murakami", na Livraria da Vila dos Jardins.

com ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER, LÍGIA MESQUITA e OLÍVIA FLORÊNCIA

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.