Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Entrevista separa Zé do Caixão do cineasta José Mojica Marins

"Sala de Cinema" estreia temporada com conversa engraçada

THALES DE MENEZES
EDITOR-ASSISTENTE DA “ILUSTRADA”

A nova temporada do programa de entrevistas "Sala de Cinema" tem início hoje no SescTV com um diretor peculiar. E põe peculiar nisso!

José Mojica Marins está com 76 anos. Pelos últimos 49 ele também é Zé do Caixão, tipo macabro que criou para alguns de seus mais de 30 filmes de terror. Criador e criatura até hoje se misturam.

O grande mérito do programa conduzido pelo jornalista Miguel de Almeida é justamente tentar derrubar a fantasia do Zé do Caixão para dimensionar a importância de Mojica no cinema nacional.

Autodidata apaixonado pelos filmes porque o pai era dono de cinema, Mojica lançou longas até numa época difícil da produção nacional.

Foi nos anos 50, com o fechamento de estúdios no país, ainda à espera pelo fôlego que viria com o cinema novo.

Mojica, com seu jeito arrastado e melodramático de falar, tem ótimas histórias.

Por que se interessou por filmes de terror? Segundo ele, porque observava na plateia do cinema do pai que as garotas se atiravam nos braços dos rapazes nas cenas mais apavorantes. "Então é por aí que eu vou", conta Mojica.

NA TV
Sala de Cinema
Estreia da temporada
QUANDO hoje, às 22h, no SescTV
CLASSIFICAÇÃO 16 anos

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.