Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel das Letras

RAQUEL COZER raquel.cozer@grupofolha.com.br

Empurrão holandês

Tente citar de cabeça cinco autores holandeses já publicados no Brasil. Se achar difícil lembrar muito mais que Cees Nooteboom, convidado da Flip de 2008, será natural: a literatura feita na Holanda quase não chega aqui. A Nederlands Letterenfonds quer tentar romper essa barreira. No dia 24, emissários da fundação literária desembarcam em São Paulo para oferecer subsídios a editoras interessadas em publicar poesia, ficção, não ficção e literatura infantil daquele país, de obras em domínio público a títulos contemporâneos -foi com o apoio deles que, neste ano, a Livros de Safra lançou "Confetes na Eira", de Franca Treur. Sob consultoria do editor Joaci Furtado, os holandeses visitarão ainda casas cariocas, de 29/6 a 3/7.

Os escolhidos

Os selecionados para a "Granta" de jovens autores brasileiros já foram avisados de que estarão na revista. Os nomes só serão divulgados na Flip, mas antes os escolhidos precisam revisar seus textos e resolver questões contratuais (veja em folha.com/abibliotecaderaquel os autores mais votados pelos leitores em bolão lançado no mês passado).
Outra lista circulou nesta semana: a dos autores de uma antologia que sairá em 2013 pela alemã Lettrétage.
Os 25 nomes foram escolhidos pela brasilianista Marlen Eckl. Entre eles, Ana Paula Maia, André de Leones, Antônio Xerxenesky, Carlos Henrique Schroeder, Carol Bensimon, Julián Fuks, Luís Henrique Pellanda, Paloma Vidal e Ricardo Lísias.

Edusp, 50

A Edusp prepara para o segundo semestre mostra em comemoração de seus 50 anos. Sob curadoria de Mayra Laudanna, incluirá livros de arte, capas e imagens como a xilogravura "Cidades", distribuída no lançamento do livro "Helio Vinci" (1995) aos cem primeiros compradores.

Pequenas cobaias

Desde agosto de 2011, grupo da Associação Nacional de Livrarias discute como inserir as pequenas, que em geral não atuam com e-commerce, no comércio de e-books.
A ideia é pôr em prática até agosto próximo a venda dos livros digitais em lojas físicas, por meio de cartões com senhas -algo como o Cartão eBook, lançado em setembro pela Livraria Cultura, que também vende pelo site.
A distribuidora Xeriph e a empresa Via Logos trabalham no projeto, que terá como cobaia a Casa Cultural Saber e Ler, em Campinas. A Cortez estuda sistema similar.

Twitter 1 O conto "Black Box", que a americana Jennifer Egan vem publicando toda noite, por uma hora, no Twitter da revista "New Yorker" (@NYerFiction), teve os direitos adquiridos pela Intrínseca, editora da autora por aqui. Deve sair em agosto, apenas como e-book.

Twitter 2 O último trecho do conto será publicado a partir das 20h de hoje e, em seguida, reproduzido no site newyorker.com. Depois, sai na íntegra na revista impressa, nas edições de 4 e 11 de junho. Egan é uma das convidadas da Flip deste ano.

Frankfurt Está definido o comitê que, sob comando da Fundação Biblioteca Nacional, organizará a participação do Brasil na Feira de Frankfurt 2013: Antônio Grassi, da Funarte, coordenará o pavilhão e a programação paralela; Moema Salgado, da FBN, cuidará do subcomitê de traduções; e Karine Pansa, da CBL, articulará a participação do mercado.

De olho no Brasil Os ensaios de "Agenda Brasileira: Temas de uma Sociedade em Mudança" (Companhia das Letras), organizados por André Botelho e Lilia Moritz Schwarcz, vão sair na Coreia. A Sechang adquiriu os direitos. Há um ano, outra coreana, a Sunhaksa, comprou "Rousseff" (Livros de Safra), sobre a família de Dilma.

Sobreviventes A queda de um avião na Nova Guiné, em 1945, deu origem à não ficção "Perdidos em Shangri-la", de Mitchell Zuckoff, que a Bertrand Brasil lança na próxima Bienal de São Paulo. O vencedor do Independent Literary Award de 2011 conta a história sob a perspectiva dos três sobreviventes e dos nativos que lembram o dia em que criaturas caíram do céu.

Pôquer da saúde Na recente passagem por São Paulo, o cartunista americano Art Spiegelman iniciou coleção de maços de cigarro com advertências do Ministério da Saúde. Chegou a idealizar um jogo de pôquer com as embalagens: "Eu desço uma gangrena; você, uma impotência..."

LEIA MAIS EM http://www.folha.com/abibliotecaderaquel

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.