Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Televisão/Outro Canal

KEILA JIMENEZ
keila.jimenez@grupofolha.com.br : / folha.com/outrocanal

Reality estrangeiro fica fora de cota da nova lei da TV paga

A inclusão de reality shows na cota de produção nacional da programação dos canais por assinatura -uma das polêmicas da nova lei da TV paga- foi resolvida na regulamentação da lei, realizada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).

A nova norma determina, entre outras coisas, cotas semanais de conteúdo brasileiro -metade dele independente- no horário nobre.

Para rechear essa fatia, a lei considera produções como minisséries, seriados, documentários, filmes e reality shows. Não são aceitos, no entanto, programas jornalísticos e eventos esportivos.

A inclusão dos reality shows nesse pacote provocou protestos e abaixo-assinados de produtores independentes e autores. Eles alegam que esse tipo de programa não possui roteiro prévio, nem pode ser considerado conteúdo qualificado.

Mesmo assim, a Ancine manteve os reality shows nas cotas. Só que com uma condição especial: só entram formatos criados no Brasil.

Nada de sucessos internacionais como "Big Brother" (Globo), "A Fazenda" (Record), e praticamente todos os que estão no ar na TV brasileira. Reality show criado no país é uma raridade.

A novidade será anunciada hoje, pelo presidente da Ancine, Manoel Rangel, no Fórum Brasil de Televisão.

Julio & Gina

Alfinetada Ratinho gravou na semana passado, no SBT, uma sátira do quadro "Gugu em Minha Casa". Quem viu garante que Gugu, hoje na Record, não vai gostar da "homenagem" do ex-colega de emissora.

Bis Convites não faltam, patrocinadores também não, mas depende da agenda e da vontade de Wagner Moura e dos músicos a possibilidade de levar o show "Tributo à Legião Urbana" para outros Estados. A MTV está interessada.

Adeus O titã Tony Belloto pode deixar o canal Futura. A Folha apurou que ele não quer mais comandar o "Afinando a Língua", programa que está no ar há mais de dez anos.

Adeus 2 Procurado, o Futura diz que ainda está em negociação com Tony.

O NÚMERO É...

Apesar da ótima média alcançando, "Avenida Brasil" ainda não ultrapassou sua antecessora na faixa em audiência. Nos primeiros 56 capítulos exibidos, a novela registrou média de 36,9 pontos, ante 37,8 pontos de "Fina Estampa" no período. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP.

Queda Desde a troca de Renato Machado por Chico Pinheiro, em 2011, o "Bom Dia Brasil" (Globo) perdeu 17% da audiência em São Paulo: passou de 9,3 pontos (setembro) para 7,7 pontos (maio).

Queda 2 A Record encostou no horário. Em maio, a emissora registrou 7,5 pontos de audiência na faixa do "Bom Dia Brasil". Tecnicamente, as duas redes estão empatadas na liderança neste faixa.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.