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'Não é um telejornal', diz Fátima Bernardes sobre novo programa

Atração, que estreia no dia 25 na Globo, terá cenário com projeções abstratas e apresentadora circulando pelo palco

Durante lançamento no Rio, jornalista diz que aceitaria incorporar merchandising ao matutino no futuro

DO RIO

"Eu deixei um telejornal que tem a maior audiência da TV brasileira. Agora, tenho de deixar muito claro para o público o que quero fazer."

O que Fátima Bernardes, 49, quer fazer começou a ficar mais claro: desvencilhar-se da imagem de âncora do "Jornal Nacional" e firmar-se como apresentadora de um programa que mistura "jornalismo e entretenimento".

Após quase oito meses de preparação, o formato e o cenário de "Encontro com Fátima Bernardes", seu novo projeto na Globo, foram apresentados ontem à imprensa. A estreia será no dia 25.

A apresentadora busca deixar claro que seu programa "não foi inspirado na Oprah": "Todos os programas que estão no ar são sempre referência, mas não foi inspirado em nada, sempre busquei o melhor de mim mesma".

A atração foi definida por Guel Arraes, diretor de criação, como "um apanhado de vários formatos": terá entrevistas, reportagens, jogos, debate com o auditório, num fluxo, sem quadros estanques. "A gente nunca quis que o programa tivesse cercadinhos. O jornalismo é a nossa base, e damos a ele diversos tratamentos, mais documental, mais humorístico. É um pequeno show do jornalismo", disse Arraes.

O cenário do programa é cercado de paredes nas quais haverá projeções abstratas (o chamado "3D mapping") e dos vídeos do programa; a apresentadora, a plateia e os convidados sentam-se no meio desse cenário, numa espécie de círculo expandido.

Fátima vai circular pelo palco e interagir com comentaristas fixos, como os jornalistas Lair Rennó e Lília Telles e os humoristas Marcos Veras e Victor Sarro.

A plateia será formada por 60 pessoas selecionadas previamente -parte delas passará por uma cabine, na qual responderá a uma pergunta ligada a um dos temas de que o programa tratará no dia.

"Não gosto de falar em plateia, todo mundo que estiver nessas cadeiras poderá ser entrevistado, participar. A ideia é sempre escutar uma boa história e, a partir dela, conseguir desenvolver uma boa conversa", disse Fátima.

"Tem de ficar claro para o público que não é um telejornal, não pode haver confusão. Faço a transição de âncora para apresentadora."

As diferenças certamente ficarão mais evidentes quando a apresentadora começar a fazer propaganda no ar. "Neste momento, não estamos fazendo merchandising, mas ele pode surgir. Por ora, ainda não acertei nada."

NA TV
Encontro com Fátima Bernardes
Estreia do programa na Globo
QUANDO de seg. a sex., das 10h30 às 12h; estreia em 25/6
CLASSIFICAÇÃO não informada

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