Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O antitropicalista

Grande mostra de Oswaldo Goeldi abre hoje no MAM e ressalta versão alternativa ao modernismo brasileiro de cores vivas

Divulgação
A gravura "Anoitecer", de Goeldi, que está na exposição
A gravura "Anoitecer", de Goeldi, que está na exposição

FABIO CYPRIANO
CRÍTICO DA FOLHA

Com 201 obras, "Oswaldo Goeldi: Sombria Luz" abre hoje no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Trata-se da maior mostra do artista já montada no país.

"Não é uma retrospectiva, mas uma exposição que retrata o período mais importante da produção do artista: obras do final dos anos 1920 até 1960", conta o curador Paulo Venâncio Filho.

A exposição ressalta a versão alternativa ao modernismo brasileiro, em geral caracterizado por cores vivas -como nas pinturas de Tarsila do Amaral ou Di Cavalcanti-, que marca a trajetória de Goeldi (1895-1961).

"Ele é nota dissonante do modernismo e nos observa por um outro lado que não é o tropical", diz Venâncio.

As gravuras, os desenhos e as aquarelas selecionados representam casarios decadentes do Rio de Janeiro -série apresentada na segunda sala da mostra- e cenas do meretrício carioca.

"São imagens que têm relação com a vida subterrânea que ele levou. Sem dinheiro, Goeldi chegou a dormir na rua e se envolvia com as chamadas 'mulheres de vida fácil'", afirma Venâncio.

Já quando retrata a elite, em fraques e roupas de baile, o artista a apresenta na forma de cadáveres, numa típica representação expressionista.

Amigo do austríaco Alfred Kubin (1877-1959), um dos expoentes do expressionismo, Goeldi sempre confirmou sua afinação com o movimento.

Na sala menor do MAM, a sobrinha-neta do artista, Lani Goeldi, apresenta ainda "O Ateliê de Goeldi", com objetos pessoais do artista.

SOMBRIA LUZ/ O ATELIÊ DE GOELDI
QUANDO de ter. a dom., das 10h às 17h30; até 19/8
ONDE MAM (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, parque Ibirapuera; tel. 0/xx/11/5085-1300)
QUANTO R$ 5,50
CLASSIFICAÇÃO livre

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.