Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel das Letras

RAQUEL COZER raquel.cozer@grupofolha.com.br

A vez de Cecília

Metade do ano passou, e a volta de Cecília Meireles (1901-64) às livrarias, prometida para janeiro, não aconteceu. Agora parece que vai: a Global finaliza para a Bienal do Livro de São Paulo seus quatro primeiros títulos da autora, cuja obra praticamente sumiu durante longa disputa entre herdeiros. Saem em agosto "Romanceiro da Inconfidência", com apresentação de Alberto da Costa e Silva; "Viagem", livro que consagrou Cecília; os infantis "Ou Isto ou Aquilo", ilustrado por Odilon Moraes, e "Os Pescadores e Suas Filhas", por Cris Eich; e uma antologia na série Crônicas para Jovens.
Das três herdeiras que questionavam a decisão do agente Alexandre Teixeira, neto de Cecília, de publicar pela Global, uma se acertou com a editora: Maria Fernanda, filha mais nova da poeta, recebeu "vultuosa quantia", segundo o advogado Roberto Halbouti. Outra quantia está depositada em juízo para as irmãs de Alexandre.

O homem da programação

Está definido o nome que coordenará a programação cultural do Brasil na Feira de Frankfurt de 2013. Fundação Biblioteca Nacional e Itamaraty concordaram em dar o cargo a Antônio Carlos Martinelli Jr., coordenador de programação do Sesc Belenzinho, elogiado pela atuação no Ano da França no Brasil.
Rosely Boschini e Sonia Jardim serão coordenadoras na área editorial. Outros nomes, como o do curador de literatura, subordinado a Martinelli, devem sair em breve.
A urgência se justifica: ao final da feira deste ano, em outubro, a Nova Zelândia passa o bastão de país homenageado ao Brasil. Atraso na organização existe, mas, como dizem, está melhor que a da Copa.

ALDO BONADEI

Obras do artista, como "Catóptrico", ilustram "Percursos Estéticos", com texto de Lisbeth Rebollo Gonçalves, que a Imprensa Oficial paulista e a Edusp programam para o segundo semestre

O mapa das editoras em Paraty

Intrínseca, Rocco e Alfaguara terão, pela primeira vez, casas em Paraty para promover seus autores na Flip.
A da primeira será decorada com as ilustrações que Rafael Coutinho fez para as capas dos livros da autora convidada, Jennifer Egan. Assim como a da Rocco, não terá eventos. A da Alfaguara terá coquetel no dia 5, após o anúncio dos autores da Granta, que ocorrerá na Casa Azul.
Em seu segundo ano, a Casa do IMS lançará um programa de sua Rádio Batuta, com Alejandro Zambra e Dulce Maria Cardoso entre os convidados, e terá noites musicais. E a já tradicional casa da Companhia das Letras fará debate entre Annalena McAfee, autora de "Exclusiva" e mulher de Ian McEwan, Jonathan Galassi e Deborah Rogers.

Bagagem "Cidade de Deus", que teve 107 mil cópias vendidas pela Companhia das Letras em 15 anos, terá nova edição em setembro, pela Planeta. Não estava previsto, mas Paulo Lins migrou o livro para a casa, que publicou há pouco "Desde que o Samba é Samba" -cujas vendas a Planeta não divulga.

Timing Para setembro, quando deve sair o resultado do julgamento do mensalão, a Língua Geral prepara antologia de contos sobre corrupção. Organizada por Luiz Ruffato, terá autores como Machado de Assis e Lima Barreto, além de contemporâneos.

Leão A história do ciclista Gino Bartali, que salvou vidas na Segunda Guerra, é contada em "O Leão da Toscana", de Aili e Andres McConnon, previsto para novembro pela Zahar. Após se recusar a ser garoto-propaganda do fascismo de Mussolini, o campeão passou a transportar no quadro oco da bicicleta identidades falsas para salvar judeus.

Direitos A Contexto se desfiliou da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos após ser envolvida na ação da entidade contra o site Livros de Humanas, que disponibilizava livros sem pagar direitos autorais, mas quer levar o debate adiante. "Claro que isso não nos deixa felizes. Queremos reunir editoras para discutir limites nessa situação", diz o editor Jaime Pinsky. Para a ABDR, que segue com a ação, a Contexto "cedeu a uma pressão".

LEIA MAIS EM http://www.folha.com/abibliotecaderaquel

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.