Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cartunista recria Jesus como astro punk

Tido como promessa do mundo dos gibis, americano tornou-se famoso ao transformar séries de TV em quadrinhos

Novo livro de Sean Gordon Murphy, que fantasia sobre o retorno de Cristo, é alvo de protestos de religiosos

DOUGLAS GAVRAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quando era criança, Sean Gordon Murphy desenhava pequenos Calvins e Haroldos em cadernos escolares, inocente tributo aos personagens de Bill Watterson e ao mundo dos quadrinhos, no qual um dia ingressaria.

Hoje, aos 31 anos, após emprestar seus traços às aventuras de "Batman" e "Vampiro Americano", o quadrinista americano é tido como uma das promessas da DC Comics, gigante dos quadrinhos, responsável por títulos como "Liga da Justiça".

Murphy estourou como artista gráfico nos últimos anos, passando de desenhista respeitado e arte-finalista (além de escritor diletante) a nome visado pelo mercado, assinando as minisséries da Vertigo "Joe, o Bárbaro" e "Hellblazer: Cidade dos Demônios", entre outras.

O artista ganhou projeção ao publicar, no início da década passada, de forma independente, adaptações para quadrinhos de filmes e séries de TV, como "Star Wars", "Law & Order: SVU" e "Buffy, a Caça-Vampiros".

Com tiragens quase esgotadas e reedições previstas, suas versões se tornaram cobiçadas em leilões virtuais.

Seu primeiro projeto solo é "Off Road" (Oni Press, 136 págs., R$ 14, na amazon.com), romance gráfico publicado em 2005, pelo qual venceu o American Library Association Award -e que se inspira no clássico da geração beat de Jack Kerouac.

JESUS CRISTO SUPERSTAR

Agora, Murphy prepara para o próximo dia 11 o lançamento de "Punk Rock Jesus", minissérie que tem tradução para o português negociada.

Na trama futurista, uma corporação televisiva "encomenda" um clone de Jesus a partir do Santo Sudário, o manto no qual teria sido envolvido o corpo de Cristo. A aventura científica tem o objetivo insólito de gerar um reality show que acompanhe a vida do jovem Messias.

O programa, no entanto, é cancelado quando o jovem Cristo se revolta após sua mãe ser descartada da atração devido a baixos índices de audiência. Confuso, ele se declara ateu em rede nacional e abandona o estúdio.

Monta então um grupo de punk rock chamado The Flack Jackets. Quem conta sua história no livro é o segurança da banda.

Mesmo antes de ser lançada, a obra é alvo de protestos de grupos religiosos. Murphy chegou a receber ameaças anônimas em sua página na internet e durante oficinas que ministrou.

O americano traça um paralelo entre a polêmica e os boicotes a artistas acusados de desrespeitar a fé em países muçulmanos.

"Sou taxado de controverso pois a maioria dos cartunistas evita falar de religião e controle midiático, mas não podemos deixar que o conservadorismo nos impeça de tocar nesses assuntos. Desenho para quebrar tabus", diz, em entrevista à Folha.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.