Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

A voz do morro

Músico, escritor, cineasta e pintor, Sérgio Ricardo faz 80 anos com peça no Vidigal

Cecilia Acioli/Folhapress
Sérgio Ricardo, 80, que monta peça no Vidigal, onde mora
Sérgio Ricardo, 80, que monta peça no Vidigal, onde mora

RODOLFO LUCENA
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Sérgio Ricardo chega hoje aos 80 anos e os comemora nos palcos de teatro.

Assim, ele -que é músico, escritor, cineasta e pintor- reitera sua versatilidade, abafada pelo episódio que o eternizaria: o rompante em que, impedido pelo público de apresentar "Beto Bom de Bola" no Festival da Record em 1967, quebrou seu violão.

Agora, assina texto e direção musical de "Bandeira de Retalhos", peça que acaba de estrear na favela do Vidigal, no Rio, encenada pelo grupo Nós do Morro, sob direção de Guti Fraga, Zezzé Silva e Luis Paulo Corrêa e Castro.

A montagem revisita a luta do Vidigal contra uma tentativa de despejo nos anos 70.

Naquele tempo, Sérgio Ricardo vivia em um barraco na favela, que foi sacudida pela ameaça de remoção. Em plena ditadura militar, a história parecia se encaminhar para o despejo da comunidade, não fosse a campanha dos moradores ganhar apoio em parte da sociedade civil.

"[O advogado] Sobral Pinto veio defender a nossa causa, o bispo entrou na história, os deputados entraram na história", lembra Sérgio Ricardo em entrevista à Folha após um dos últimos ensaios da peça antes da estreia.

"No fim de tudo, ainda o papa veio aqui entregar um anel em comemoração à nossa virtude de ter resistido num momento cruel da ditadura e vencido. Acabamos todos aqui proprietários de seus pedacinhos de terra", diz.

Para arrecadar dinheiro para construir as casas no morro, artistas como Chico Buarque participaram do show "Tijolo por Tijolo", concebido por Sérgio Ricardo.

"A história comoveu a cidade, e eu resolvi transformar numa peça. Fiz um trabalho musical em cima desse drama da remoção e parece que está dando certo, as coisas estão ficando bonitas."

BANDEIRA DE RETALHOS

QUANDO sex. e sáb., às 21h; dom., às 20h, até 24/6; segunda temporada de 30/6 a 5/8
ONDE Casarão do Grupo Nós do Morro (r. Dr. Olinto Magalhães, 54, Vidigal. tel. 0/xx/21/3874-9411); segunda temporada: teatro Maria Clara Machado (av. Padre Leonel França, 240, Gávea, tel. 0/xx/21/2274-7722)
QUANTO grátis (para a comunidade); R$ 30 (segunda temporada)
CLASSIFICAÇÃO 18 anos

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.