Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção desvenda as multiplicidades de Antonio Citterio

Obras do designer italiano fazem parte dos acervos do MoMA, em Nova York, e do Centro Pompidou, de Paris

Volume, que chega às bancas no domingo, faz parte de coletânea que reúne grandes nomes da história do design

DE SÃO PAULO

Designer e arquiteto, Antonio Citterio se iniciou no mundo da criação por influência de seu pai, que produzia artesanalmente peças de mobília no interior da Itália.

Suas obras, que unem referências estéticas tradicionais aos traços modernos, formam o sétimo volume da Coleção Folha Grandes Designers, que chega às bancas no próximo domingo, 24/6.

Uma de suas peças mais conceituadas é a cadeira Mart, de 2003, que adapta estruturas tradicionais às formas modernas. Com desenho aconcheado, seu encosto parece envolver o usuário, como um convite ao descanso.

Nascido em 1950, Citterio abriu seu primeiro escritório aos 22 anos, antes mesmo de ter concluído seus estudos de arquitetura em Milão.

Além de atuar como designer para as principais marcas mundiais, o italiano construiu uma sólida carreira de arquiteto, tendo emprestado seus traços a edifícios marcantes como o hotel Eden, em Bormio, na Lombardia.

Algumas de suas criações mais significativas compõem os acervos do MoMA, de Nova York, e do Centro Georges Pompidou, em Paris.

Duas vezes premiado com o Compasso d'Oro, em 1987 e 1995, e laureado Royal Designer for Industry, Citterio atua ainda como professor na Accademia di Architettura de Mendrisio, na Suíça.

FORMAS DE VER O MUNDO

O nome de Citterio faz companhia, na Coleção Folha Grandes Designers, a outros criadores conceituados, como Vico Magistretti.

Em 20 volumes, a coleção seleciona alguns dos mais inventivos artistas do design internacional.

Em comum, pode-se dizer que todos se empenham em construir novas formas de perceber o mundo e em redefinir a estética de seu tempo.

Ao fim, a seleção permite ao leitor compreender o design não como acessório, mas como instrumento para redesenhar o cotidiano.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.