Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dono do canal mexicano tem negócios em PE

DA ENVIADA À CIDADE DO MÉXICO

À frente da TV Azteca, Ricardo Benjamin Salinas Pliego, 56, é o que se poderia considerar um Silvio Santos do México.

Ao contrário do dono do SBT, porém, o empresário prefere os bastidores.

A emissora briga pela liderança de audiência no México com a Televisa (produtora do seriado "Chaves" e de novelas como "Maria do Bairro", ambos no ar pelo SBT).

O canal é apenas um braço do Grupo Salinas, que reúne, entre outros empreendimentos, uma fábrica de motos, uma rede de lojas varejistas e um banco de crediário.

Segundo a revista "Forbes", Salinas é o 37º homem mais rico do mundo -sua fortuna é avaliada em US$ 15,3 bilhões (R$ 31 bilhões).

No ranking mexicano de riqueza, só perde para Carlos Slim, magnata de telecomunicações, dono da Claro e primeiro na lista global da publicação.

Para os funcionários (cerca de 64 mil), a regra é se referir a ele sempre como "senhor Salinas".

Desde 2008, as lojas da cadeia varejista Elektra e o banco Azteca estão instalados em Pernambuco. Amigo pessoal de Lula, Salinas escolheu o Estado para dar início a suas operações no Brasil a pedido do próprio ex-presidente.

Há dois anos, o mexicano tentou comprar a rede do Baú da Felicidade, posta à venda por Silvio Santos, que depois acabou fechando negócio com o Magazine Luiza.

À Folha, Salinas diz que tem intenção de ampliar seus investimentos no Brasil, sem especificar os setores em que mira.

(ER)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.