Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção capta o minimalismo do britânico Jasper Morrison

Volume traz parte da obra do designer e chega às bancas em 1º/7

ILUSTRAÇÃO PAULO MONTEIRO
DE SÃO PAULO

Foi ao contemplar os móveis e obras de arte do escritório de seu avô que o britânico Jasper Morrison começou a se interessar por design.

Sua constante busca pelo minimalismo pode ser percebida no oitavo volume da Coleção Folha Grandes Designers, que chega às bancas no próximo domingo, 1º/7.

Grande nome do movimento conhecido como Nova Simplicidade, Morrison abriu seu primeiro ateliê em 1986 experimentando em suas obras com materiais e tecnologias inovadores.

Desde então, tendo trabalhado com as maiores empresas do setor, o criador desenvolveu projetos vanguardistas: de cadeiras, luminárias, mesas, sofás e eletrodomésticos a um bonde elétrico para a cidade de Hannover, na Alemanha.

De sua primeira fase, caracterizada por uma simplicidade quase metafísica, emerge a poltrona Cappellini, de 1992, de formas brutalizadas e acolchoamento generoso.

À busca pelo excesso que preocupa a maior parte dos designers contemporâneos, o britânico contrapõe a fixação minimalista, característica mais representativa de sua carreira.

PERCEBER O COTIDIANO

Considerado uma revelação do design internacional, Morrison se une, na Coleção Folha Grandes Designers, a outros criadores conceituados, como o renomado italiano Vico Magistretti.

Em 20 volumes, a coleção seleciona alguns dos mais inventivos artistas do design contemporâneo.

Em comum, pode-se dizer que todos se empenham em construir novas formas de perceber o mundo e em redefinir a estética de seu tempo.

Ao fim, a seleção permite ao leitor compreender o design como instrumento para redesenhar o cotidiano.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.