Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Projeto de museu interativo em Recife tramita no MinC

DE SÃO PAULO

Projeto iniciado na gestão de Juca Ferreira (2008-2010), o museu dedicado ao rei do baião na área portuária de Recife permanece na pauta da atual ministra da Cultura, Ana de Hollanda.

Segundo a assessoria de Hollanda, "os instrumentos jurídicos que foram utilizados para a realização da iniciativa aguardam emissão de pareceres técnicos e apresentação de documentos".

A iniciativa envolve duas secretarias do Ministério da Cultura -a de Fomento e Incentivo à Cultura e a de Políticas Culturais. O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) também participa dos estudos de viabilidade.

O plano original é baseado em texto propositivo do antropólogo Antônio Risério, segundo o qual o complexo segue a linha de museus "interativos", como o da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Em duas ocasiões, Ferreira levou a ideia ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que apoiou a iniciativa.

O espaço, de aproximadamente 7.000 m2, receberá o nome de Cais do Sertão Luiz Gonzaga. Além de reunir amplo acervo relacionado ao rei do baião, o projeto visa contribuir para a revitalização do porto de Recife.

(MP e LN)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.