Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cena Brasil seleciona peças para festivais de Edimburgo e Avigon

Seis espetáculos nacionais irão integrar a programação dos dois eventos, principais vitrines do teatro mundial

Grupo Amok vai levar "Histórias de Família", enquanto o Armazém pretende apresentar a obra "A Marca da Água"

GABRIELA MELLÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Anteontem, após o término da primeira edição do Cena Brasil Internacional, foram anunciados os trabalhos que irão compor as mostras de teatro brasileiro nos festivais de Edimburgo e Avigon de 2013.

O premiado dramaturgo e diretor Leonardo Moreira estreia sua carreira internacional levando aos dois eventos, considerados as principais vitrines do teatro mundial, o espetáculo "Prometheus - A Terra do Fogo", texto de sua autoria montado por Maria Thaís, do grupo paulista Teatro Balagan.

Também compõem o time os trabalhos cariocas "Histórias de Família", do grupo Amok Teatro, "A Marca da Água", do Armazém, e "Ato de Comunhão", solo de Lautaro Vilo interpretado e dirigido por Gilberto Gawronski.

Há também dois representantes de fora do eixo Rio-São Paulo: "Ivanov", do grupo cearense Teatro Máquina, e "A Tecelã", do Caixa do Elefante, de Porto Alegre.

O que une essas obras, de abordagens e linguagens diversas, é o fato de elas serem frutos de trabalhos continuados de pesquisa.

PRESENÇA

Segundo Faith Liddel, diretora-geral do Festival de Edimburgo, essa parceria inédita realizada entre os dois festivais internacionais e o Cena Brasil pode mudar radicalmente a presença do teatro brasileiro no mercado mundial.

Ela conta que mais de mil diretores de festivais e programadores vão à capital da Escócia em agosto sedentos por espetáculos.

"A produção teatral brasileira possui padrão internacional. Além disso, é vigorosa, ousada e de estilos diversos, com capacidade de provocar uma reflexão universal a partir de temas e ideias bastante particulares", diz Liddel à Folha.

A parceria entre o Cena Brasil e o Festival de Edimburgo só se efetiva em 2013, mas já começa a dar frutos.

Neste ano, "O Estrangeiro", adaptação da obra homônima de Albert Camus (1913-1960) dirigida por Vera Holtz, com atuação de Guilherme Leme, será apresentado no evento.

Outra presença brasileira é "Tatyana", espetáculo da dança da companhia Deborah Colker.

INTERCÂMBIO

"Sinto-me bastante ligada ao Cena Brasil. Ele é o resultado de meu desejo de aprofundamento das relações entre o Festival de Edimburgo e o mundo", fala Liddel, que se envolveu pessoalmente na concepção deste festival brasileiro realizado pelo CCBB.

Ela chegou a viajar ao país para se reunir com membros do CBBB e o diretor Sergio Saboya. Também recebeu a equipe de Saboya em Edimburgo para que conhecesse como seu evento se organiza.

Leia a entrevista com Faith Liddel
folha.com/no1110179

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.